A madrugada de quarta-feira, 19, com termômetros marcando 6° C e com sensação térmica próxima a zero graus, segundo a Estação Meteorológica da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu mobilizou a Guarda Civil Municipal (em parceria com a Secretaria de Assistência Social), que promoveu novamente a Operação Migrante, a fim de encaminhar ao Espaço Acolhedor “Milton Francisco de Oliveira”, cidadãos em vulnerabilidade social, residindo nas ruas de Botucatu.
Normalmente essas pessoas que vivem nas ruas da cidade, não gostam de ir até o antigo Albergue, mas nos últimos dias a situação mudou.
Botucatu tem, segundo a GCM, aproximadamente 20 pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas.
Essas pessoas tem famílias na cidade, mas romperam suas relações familiares por diversas razões, como problemas econômicos, álcool, drogas e doenças psiquiátricas.
“Em época de baixas temperaturas intensificamos esse trabalho. Os guardas fazem o convencimento social para conduzir essas pessoas até o Espaço Acolhedor, onde recebem atendimento da equipe de assistentes sociais”, explicou Weber Pimentel, Subcomandante da Guarda Civil Municipal.
Com rondas pela cidade e através de chamados pelo telefone 199, equipes percorreram várias ruas e pontos já conhecidos e recolheram doze pessoas em condições de risco. Estas foram encaminhadas ao Espaço Acolhedor onde receberam comida, roupas limpas, tomaram banho e puderam passar a noite de forma confortável.
Além das pessoas recolhidas pela Operação Migrante, o Espaço Acolhedor tem recebido durante as noites mais frias aproximadamente 30 pessoas.
Segundo dados da Guarda Civil Municipal, 380 pessoas já foram atendidas pela Operação Migrante e encaminhadas ao Espaço Acolhedor em 2017.
“A parceria que temos com a GCM nos ajuda a fazer um trabalho mais efetivo, principalmente no período noturno. Botucatu é uma cidade muito solidária e a população sabe da necessidade de contribuir nos informando onde estão as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou a Secretária Municipal de Assistência Social, Silvia Fumes Carvalho.
O atendimento da GCM e da Secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social deve continuar até o final do inverno. A população pode contribuir ligando para o telefone 199.
O comando da GCM alerta os botucatuenses a informar locais onde grupos dessa população fica, para auxilio. Na Guarda Civil Municipal de Botucatu, o telefone é 199.
O Espaço Acolhedor “Milton Francisco de Oliveira”, fica na Avenida Paula Vieira, 489 – Vila Emma. O telefone é 3811-1421.
(Com informações das Assessorias)