Bem-te-vi vence tucanuçu em terra governada por tucanos
Depois de mais de dois meses de votação aberta ao público, Botucatu tem agora a sua ave símbolo: o Bem-te-vi. Ao todo foram somados mais de 2 mil votos, dos quais 585 elegeram a ave vencedora.
A eleição foi promovida pelo “Passarinhando”, um projeto de extensão do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu em parceria com a Secretaria Municipal do Verde.
Das 300 espécies de aves catalogadas no Município, 80 foram selecionadas para a votação popular através da internet.
No segundo lugar na eleição da Ave Símbolo do Município ficou o Tucanuçu, com 210 votos. O terceiro lugar ficou o João-de-barro, com 187 votos.

BEM-TE-VI

O Pitangus sulphuratus, popularmente conhecido como Bem-te-vi, mede entre 22 e 25 centímetros de comprimento, com peso médio de 60 gramas.
Típico da América Latina, o pássaro pode ser encontrado no Brasil em cidades, matas e locais próximos a ambientes aquáticos, como córregos, lagoas e rios.
Na natureza, o Bem-te-vi constrói seu ninho com capim. Na cidade, na ausência da vegetação, o faz com papel, plástico e fios. Comilão, o pássaro se alimenta desde frutas e flores até insetos e ovos de passarinhos.