Inspetor Leite, deixa a Defesa Civil e Trombaco assume o órgão
A partir desta quinta-feira, 16, a Defesa Civil do Estado de São Paulo vai emitir alertas gratuitos sobre o tempo, através de mensagens de texto simples, as SMS. A população interessada pode se cadastrar e receber as mensagens quando houver chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos meteorológicos.
A novidade tem como objetivo salvar vidas em casos de desastres naturais. Em países como Estados Unidos e Japão, serviço semelhante já é oferecido à população em casos de furacões e terremotos.
No Brasil, os estados do Paraná e de Santa Catarina já contam com o serviço.
“Esse novo sistema de alertas vai atingir um grande número de pessoas, que terão acesso às informações do tempo. Essa ferramenta é muito importante pela rapidez e precisão das informações enviadas através de um simples SMS”, destaca o Coordenador da Defesa Civil de Botucatu, Marcos Leite.
Para se cadastrar, a pessoa só precisa enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados. Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco.
Atualmente, os alertas de texto são enviados apenas a um grupo com cerca de duas mil pessoas, entre gestores municipais e integrantes da rede estadual de proteção e defesa civil.
Cabe a eles tomar as providências para avisar o restante da população. Com o novo sistema, a comunicação das situações de risco será mais rápida e direta, podendo evitar que eventos meteorológicos se transformem em acidentes com pessoas.

(da assessoria)