Botucatu ganhou nesta segunda-feira, 07, sua primeira Residência Inclusiva. Montada pela Casa Espirita Alan Kardec, com o apoio da Prefeitura de Botucatu, a residência servirá para o atendimento de adultos com algum tipo de deficiência, seja motora, visual, auditiva, intelectual ou outras e cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados.
A Residência tem capacidade para abrigar 10 pessoas, que receberão gratuitamente atendimento médico e psicológico, além de orientação para a execução de tarefas do cotidiano, visando à reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.
A primeira Casa Inclusiva do Brasil foi instalada em Bauru e é referência neste tipo de atendimento. Atualmente são 130 Residências Inclusivas em atendimento no país.
“Desde o começo, nós buscamos o apoio da Casa Inclusiva de Bauru. A equipe de lá está nos dando orientação para o funcionamento. A partir de agora, iremos dar início ao nosso trabalho, através das diretrizes do Sistema Único da Assistencial (SUAS), faremos a triagem dos usuários”,afirma Edmundo Paganini, coordenador do projeto.
Antes de ser encaminhado, o usuário e a família serão avaliados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Secretaria Municipal de Assistência Social, segundo informou a Secretaria de Comunicação.
“É importante ressaltar que a Residência Inclusiva não é espirita e de nenhuma religião. A Residência é da Cidade e deverá atender a quem precisa. A Casa Espirita apenas está fazendo um trabalho voluntário para colocar em prática o projeto”, completa Edmundo Paganini.