Cerol prejudicou o descanso de muitos sãomanuelenses devido ao uso irregular desse material em pipas | Foto Radio Integração FM
Na noite de quarta-feira, 19, milhares de pessoas na Cohab 2 de São Manuel ficaram sem energia elétrica por diversas horas, devido a uma aparente e banal brincadeira de criança: soltar pipa.
Neste ano em Botucatu ocorreram 65 chamadas na GCM denunciando o uso de cerol. Desse total 36 denuncias foram no mês de Julho.

 

Um jovem estava soltando pipa e o brinquedo enroscou na linha de tensão de 220 volts. Como havia cola com pó de ferro na composição da linha, o material entrou em atrito com o cabo de alumínio, provocando a queda de energia no bairro.
De acordo com informações do site da Rádio Integração FM, de São Manuel, a CPFL foi acionado para recuperar os cabos rompidos e devolver a energia naquela região da cidade.
É considerado crime o uso de cerol e linhas importadas para esse tipo de brinquedo, muito comum em período de férias.
A CPFL registrará ocorrencia policial com a finalidade de apontar quem era o jovem que estava fazendo uso do cerol.
Se identificado o cidadão ou a familia dele poderá arcar com eventuais despezas de perdas residenciais, comerciais e pessoais, já que em determinadas residencia existem equipamentos médicos que são ligados à energia.

GCM AUTUA VENDEDOR DE LINHA CHILENA

Na quarta-feira, 19, em Botucatu, houve um caso relacionado a linhas proibidas, usada nesse período de férias por jovens. A GCM autuou preventivamente um comerciante de linha chilena – também causadora de riscos humanos e materiais – no Jardim Continental.
O comerciante – que não teve o nome divulgado pela GCM – anunciou o produto na rede social e a Guarda mobilizou sua unidade com os agentes Marcos e Zambonato, do Grupo de Patrulhamento Especializado com Motos, alem de policiais da DIG, que fizeram apreensão do material, com mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça.
“Quando evitamos a comercialização deste tipo de produto, estamos prevenindo acidentes graves pelas rodovias e principais vias da cidade, já que o material cortante pode cauxar sérios ferimentos, principalmente em motociclistas”, destacou o subcomandante Weber Pimentel.
Em Botucatu quer for surpreendido ou identificado vendendo ou usando esse tipo de material é autuado com multa de mil reais. Se for menos de idade, respondem judicialmente e administrativamente os pais ou responsáveis.

(com informações da GCM e Rádio Integração FM)