Seis trabalhos desenvolvidos na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu, foram premiados durante a XVIII Conferência Anual da Abraveq (Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos), realizada de 02 a 04 de junho, em Águas de Lindóia.
O evento aconteceu com a presença de mais de 600 participantes que assistiram a palestras e fóruns de discussão e a participação de dez palestrantes internacionais e vinte brasileiros.
O professor Marco Antonio Alvarenga, do Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária da FMVZ e diretor científico da Abraveq, ressaltou a importância da Conferência.
“É um evento muito significativo para a equideocultura brasileira e vale destacar o auxílio financeiro da Fapesp para a sua realização”.
O professor José Paes de Oliveira Filho, do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ e diretor científico da Abraveq, complementou.
“A Conferência Anual da Abraveq a cada ano se consolida como o principal fórum científico de equídeos do país. Neste ano foram realizadas cinco disciplinas de pós-graduação durante o evento, duas delas ministradas por docentes da FMVZ. A Conferência também recebeu mais de 300 trabalhos científicos”.
Após as duas fases de avaliação dos trabalhos, a comissão formada pelos palestrantes internacionais classificou os 5 melhores trabalhos nas áreas Clínica e Cirurgia de Equídeos, Fisiologia ou Nutrição de Equídeos, Reprodução de Equídeos e Relatos de Casos.

Os trabalhos da FMVZ premiados no evento foram:

Eixo: Relato de Caso
1º Lugar: Luiza S. Zakia (Residente da Clínica de Grandes Animais) / Alexandre S. Borges (Orientador)
Título: Descargas complexas repetitivas em um equino com miopatia distrófica.
3º Lugar: Ana Luiza Albuquerque (Residente da Clínica de Grandes Animais) / Jose Paes de Oliveira Filho (Orientador)
Título: Diarreia por intolerância a lactose em potro quarto de milha de 3 meses: relato de caso
4º Lugar: Juliana de Moura Alonso (Posdoc – DCAV) / Carlos Alberto Hussni (Orientador)
Título: Administração intralesional de iodeto de potássio à 15% no tratamento da pitiose: relato de caso
Eixo: Clínica e Cirurgia de Equideos
3º Lugar: Danilo Giorgi Abranches de Andrade (Mestrado – Medicina Veterinária) / Jose Paes de Oliveira Filho (Orientador)
Título: Avaliação das mutações causadoras de nanismo do tipo condrodisplásico em equinos da raça Mini-horse
Eixo: Reprodução Animal
3º Lugar: Veridiana de Paula Andrade (Mestrado – Biotecnologia) / Marco A Alvarenga (Orientador)
Título: Efeito do ácido mefenâmico sobre a mobilidade embrionária em éguas
5º Lugar: Lorenzo Garrido Segabinazzi (Mestrado – Biotecnologia) / Marco A Alvarenga (Orientador)
Título: Migração de polimorfonucleares e expressão de cox-2 no tecido endometrial de éguas susceptíveis a endometrite tratadas com plasma rico em plaquetas