Pantoja, Ferreira,Schmidt,Eckersall,Ana Borsanelli e Amarante

No mês de maio, uma delegação formada pelos professores Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, João Carlos Pinheiro Ferreira e José Carlos de Figueiredo Pantoja, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, juntamente com o professor Alessandro Talamini do Amarante, do Instituto de Biociências da Unesp e de Ana Carolina Borsanelli, pós-doutoranda pela Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp, câmpus de Araçatuba, visitou a University of Glasgow, na Escócia.

O objetivo da visita, financiada pela Assessoria de Relações Externas (Arex) da Unesp e University of Glasgow, foi participar de um workshop junto aos pesquisadores escoceses para consolidar as linhas de pesquisa que serão desenvolvidas em parceria.

A ida dos professores da Unesp deu continuidade à aproximação já fortalecida pelo workshop realizado em outubro de 2016 na FMVZ, que reuniu professores, pós-graduandos e pesquisadores de unidades da Unesp em Botucatu, Araçatuba, Araraquara e Jaboticabal, e uma delegação integrada por seis docentes da University of Glasgow, para discutir colaborações em Ciências Veterinárias.

A programação da visita foi extensa. Inicialmente, a delegação da Unesp participou de uma reunião com os professores James Conroy, vice-presidente responsável pela internacionalização; Rosa Greaves, diretora responsável pelas relações com a América Latina; Ewan Cameron, diretor da School of Veterinary Medicine; Maurren Bain, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Dan Haydon, diretor do Institute of Biodiversity, Animal Health and Comparative Medicine e David Eckersall, coordenador do workshop. Também estiveram presentes vários coordenadores de cursos e de áreas da instituição escocesa. No encontro, a professora Elizabeth Schmidt apresentou uma visão geral da pesquisa na Unesp e na FMVZ, além das oportunidades de colaboração entre as universidades.

Os pesquisadores brasileiros e escoceses também tiveram um dia dedicado à apresentação de suas diversas linhas de pesquisa, incluindo resultados parciais de pesquisas realizadas em conjunto e propostas de novos projetos. Vários setores da University of Glasgow foram visitados pelos brasileiros, incluindo laboratórios e instalações hospitalares. Visitas à fazenda utilizada para as aulas práticas da universidade e a uma propriedade de alta produção leiteira também fizeram parte da programação.

Os docentes da Unesp estiveram em Edimburgo para uma visita ao Moredun Institute, instituição de pesquisa onde, além de apresentarem suas linhas de estudos, discutiram várias possibilidades de parcerias. A delegação brasileira também esteve no Royal (Dick) School of Veterinary Studies da University of Edinburgh para conhecer a faculdade, as linhas de pesquisa e tratar de uma possível colaboração.

(da assessoria)