O presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), João Cury Neto, estará em Botucatu na próxima sexta-feira, 4 de agosto, para autorizar o início de obras de melhorias na Escola Estadual “Professor Pedro Torres”, localizada na região central da Cidade.
O evento acontecerá na própria unidade escolar a partir das 8h30 e deverá contar com as presenças do prefeito Mário Pardini; da dirigente regional de ensino, Rosilene Palugan Vargas; além de outras autoridades.
O processo licitatório para a unidade escolar já foi concluído. Serão investidos R$ 90.121,47 em uma série de melhorias em várias dependências da escola.
O prazo para conclusão é de 90 dias.
O projeto elaborado pela FDE inclui: manutenção parcial na cobertura do bloco 01 principalmente na área do pátio, sala dos professores e sala de informática; substituição de vigas e telhas translúcidas na cobertura do bloco 01; substituição de rufos principalmente no perímetro da estrutura dos reservatórios d´água com a cobertura do bloco 01; retirada da impermeabilização existente na laje de cobertura da secretaria e execução de nova impermeabilização; raspagem e aplicação de cera no soalho da sala de informática para sanar os problemas causados com as infiltrações no local; instalação de calhas e condutores na cobertura da quadra de esportes incluindo a substituição de telhas danificadas; execução de canaletas coletoras de águas pluviais na quadra de esportes; pintura parcial das áreas afetadas pela reforma; manutenção de lâmpadas e reatores nas salas afetadas pelas infiltrações da cobertura, além de serviços complementares para o bom andamento da obra.
João Cury Neto é o atual presidente da Instituição e ex-prefeito em dois mandatos de Botucatu. Ele assumiu o cargo na  Fundação de Desenvolvimento Escolar  em 17 de fevereiro de 2017.
A Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE é responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, implantando e gerindo programas, projetos e ações destinadas a garantir o bom funcionamento, o crescimento e o aprimoramento da rede pública estadual de ensino.
Entre suas principais atribuições estão construir escolas, reformar, adequar e manter os prédios, salas de aula e outras instalações; oferecer materiais e equipamentos necessários à Educação; gerenciar os sistemas de avaliação de rendimento escolar; e viabilizar meios e estruturas para a capacitação de dirigentes, professores e outros agentes educacionais e administrativos, visando sempre à melhor qualidade do ensino e à aplicação apropriada das políticas educativas definidas pelo Estado.
Para garantir o cumprimento de tais responsabilidades, a Fundação põe em prática uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento de ações que possibilitam a integração da comunidade escolar à sociedade que a envolve.
Seguindo determinações da Secretaria da Educação, a Fundação também é responsável por desenvolver pesquisas voltadas ao aprimoramento do sistema pedagógico aplicado ao ensino, e ferramentas e equipamentos educacionais disponíveis à rede pública, incluindo recursos didáticos e de informática, entre outros.
Ao responsabilizar-se pela aplicação das políticas públicas da Secretaria da Educação, a FDE desempenha papel essencial na gestão da Educação, garantindo infraestrutura para a maior rede pública de ensino da América Latina, com mais de 5.400 escolas distribuídas pelos 645 municípios paulista, frequentada diariamente por mais de 3,7 milhões de alunos.

(da assessoria)