LEIA TAMBÉM

PRESSÃO ALTA É UM PROBLEMA CRÔNICO

 A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Esportes está oferecendo controle de pressão arterial, através de aferição feita por profissionais de educação física, para praticantes de atividades esportivas em diversos pontos da cidade.
O serviço já está sendo oferecido no Estádio do Inca, a Praça da Juventude e o Ginásio Municipal de Esportes para praticas de exercícios, como caminhada e corrida ou para usar as academias ao ar livre.
Equipes fazem a aferição da pressão arterial de todos os praticantes e instruem também técnicas de alongamento e aquecimento antes da prática esportiva.
A medida, que já é realizada desde janeiro, está vinculada ao desejo do poder público em oferecer, através do esporte na cidade, uma maior qualidade de vida à população.
“Os resultados têm sido muito positivos, já que o trabalho ajuda quem é hipertenso a baixar a pressão e quem é normotenso, a prevenir a hipertensão. Após as atividades físicas, é possível notar a queda de até 11 milímetros de mercúrio na pressão de hipertensos, e até 6 na de normotensos. O exercício físico faz a diferença e queremos passar essa mensagem a população”, afirma a educadora física Edilaine Michelin, coordenadora do projeto.
Aproximadamente 800 pessoas já realizam o acompanhamento nos três locais, sendo que 37,5% dalas são hipertensas.
As ações da Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida são gratuitas e disponíveis a toda a população que frequenta o Inca, a Praça da Juventude e o Ginásio de Esportes de segunda a sexta-feira, no período da manhã.

 

PRESSÃO ALTA É UM PROBLEMA CRÔNICO

Ter Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.
O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.
A pressão alta ataca os vasos sanguíneos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper.
Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina, que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao “derrame cerebral” ou AVC.
Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos e acompanhado de alimentação saudável e prática de exercícios. (Sociedade Brasileira de Hipertensão)
(Da assessoria)