Nucleo de radiproteção da Unesp | Foto Divulgação
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) oficializou na última semana a criação do Núcleo de Física Médica e Radioproteção (NFMRp). O objetivo do núcleo é otimizar recursos e planejamentos terapêuticos, além do controle de qualidade de todos os equipamentos emissores de radionização ionizante, serviços e imagens em uso no Hospital.
O Núcleo ficará responsável pela implantação e gerenciamento da Política de Controle da Exposição à Radionização Ionizante e pela coordenação do Comitê Permanente de Radioproteção, conscientizando não só o indivíduo ocupacionalmente exposto (IOE) que atua nessas áreas em relação à sua saúde ocupacional, mas também os pacientes, colaborando com diagnósticos médicos mais seguros. Essa proposta visa a melhor relação risco-benefício para o paciente e custo-benefício para a instituição.
Os representantes do NFMRp do HCFMB são a coordenadora do núcleo, Profa. Dra. Diana Rodrigues de Pina; os supervisores de Radioproteção do Setor de Medicina Nuclear, Dr. Ednaldo Alexandre Zandona e Wander de Oliveira; e o representante da Superintendência do hospital, Prof. Dr. Raul Lopes Ruiz Junior.
A coordenadora do NFMRp do HCFMB, Profa. Dra. Diana Rodrigues de Pina comentou a iniciativa. “Esse núcleo foi criado de maneira inovadora a nível Brasil, com objetivo de implantar controle de qualidade nos setores envolvidos, atendendo as normativas vigentes e inovando com resultados de pesquisas desenvolvidas nos setores de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear”, diz.
Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi afirmou que o novo serviço é um avanço para o hospital. “Acredito que esse serviço é mais um grande avanço para o nosso hospital. Tenho certeza que a equipe desenvolverá um ótimo trabalho, mostrando um enorme progresso em nossa gestão”, finaliza.

(com assessoria)