Embraer Botucatu
No dia 13 de julho levantou voo pela o primeiro Embraer Legacy 500, montado nos Estados Unidos, na cidade de Melbourne, na Florida, com estrutura fabricada em Botucatu-SP e asas fabricadas em Portugal, na cidade de Évora .
Oito meses antes o Legacy 450 também com estrutura produzidas em Botucatu voou naquele Pais. Esses jatos eram fabricados exclusivamente no Brasil.
A aeronave Legacy 500 tem equipamentos de ultima geração oferecendo aos pilotos segurança no vôo. Um dos equipamentos são visores de alta resolução, sistema artificial de terreno – Embraer Enchanced Vision System-, auxiliando os pilotos a procedimentos de decolagem e pouso quando não há nenhuma visibilidade do terreno. Esse equipamento só existe em aviões Gulfstream G650 e Legacy Embraer 650 E.
EMBRAER NOS EUA
Nos Estados Unidos são produzidos os jatos Phenon e Legacy, com a fuselagem montada na unidade de Botucatu e as asas em Portugal, na cidade de Évora.
O Legacy 500 foi o quarto jato executivo montado nas instalações da Embraer em Melbourne. Antes foram montados: Legacy 450, Phenon 100 e 300.
A linha de jatinhos executivos Phenon 100 e 200 são montados exclusivamente nos Estados Unidos, na unidade da Florida, há um ano.
Desde 2011 a Embraer-Melbourne entregou 250 Phenoms e Legacys, operações de venda que renderam aproximadamente US$ 2 bilhões.