Na última quarta-feira, 13, o Núcleo de Atendimento Pedagógico e Especializado “Alcyr de Oliveira” (NAPE), vinculado a Secretaria Municipal de Educação, comemorou 12 anos de atividades com apresentações de seus atendidos nas diversas oficinas oferecidas na instituição.
Tito Lima da Silva, deficiente visual e atendido pelo NAPE, foi escolhido como orador da turma e fez uma apresentação emocionante dos relatos de cada um dos atendidos, em que cada um fez uma avaliação dos avanços que obtiveram e do bem que todas as oficinas que fazem parte trazem para as suas vidas, tanto física como emocional.
O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação Valdir Gonzalez Paixão Junior, da Secretária Adjunta da Educação Claudia Gabriel, do vereador Carlos Trigo, de profissionais do NAPE e da Secretaria de Educação, além de atendidos e familiares de Botucatu e região.
Na ocasião, o vereador Trigo entregou uma Moção de Aplausos para diretora da entidade, Nilza Micheleto.
O NAPE tem como principais objetivos prestar esclarecimento e orientação a pais, profissionais e outras pessoas envolvidas na educação de deficiente visual e auditivo; proporcionar aos alunos e usuários experiências que os ajudem a superar as dificuldades decorrentes de sua deficiência; oferecer o apoio pedagógico para a manutenção do nível de aprendizagem necessário a um desempenho escolar adequado e difundir a libras (língua brasileira de sinais).
São oferecidas gratuitamente oficinas para pessoas com deficiência visual (Braille; Orientação e Mobilidade; Línguas; Música; Dança Sênior; Artesanato; Informática e digitação e Lego) e para pessoas com deficiência auditiva (Lego; Informática; Música; libras para pais).
Duas vezes ao ano, durante as férias de julho e janeiro da Rede Municipal de Ensino, são oferecidos cursos de Libras para a comunidade em geral.
(da assessoria)
Acompanhe o Botucatuonline no twitter e Facebook