Alunos de escolas da região Norte |Foto Prefeitura Botucatu

A Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou (terça-feira 25) as novas instalações do Ramal II da Biblioteca Municipal Emílio Peduti, que homenageia a professora Zuleika Pavão, uma educadoras da Escola Estadual Cardoso de Almeida.

O Ramal II ocupa um anexo do Hospital do Bairro, na Rua Padre Salústio Rodrigues Machado, na Vila dos Lavradores, região norte de Botucatu. A economia anual com alugueis será superior a R$ 10 mil ao município.

O acervo reúne mais de 5 mil livros, que incluem títulos atuais, best sellers, romances, livros didáticos e específicos para vestibulares, enciclopédias, além de uma vasta coleção com títulos infantis.

A biblioteca ramal oferece ainda dois computadores com acesso à internet, que facilitam a realização de pesquisas.

Inaugurada em outubro de 1997, o Ramal II ocupava um espaço alugado no Bairro Shopping, localizado na Rua Bras de Assis. A mudança se deu diante do pedido do franqueado dos Correios para que as salas fossem liberadas para expansão do serviço de correspondência. 

“Biblioteca não pode ser um depósito de livros. É um espaço que deve ter uma ambiência positiva, que estimule a leitura e o consumo de outras fontes de cultura. As novas instalações do ramal também têm uma simbologia importante para um local que estava fechado há alguns anos e que onde funcionava a clínica de ortopedia vinculada ao antigo Hospital Sorocabana. Ou seja, ele ganhou uma nobre destinação, só que agora na área da cultura. Além disso, por conta do Hospital e da Praça [Alexandre Fleming], o local escolhido não poderia ser melhor devido o fluxo de pessoas que circula por ali”, enfatiza Caldas.

“Somando a Biblioteca central no Espaço Cultural, e todos os ramais, temos um acervo de mais de 30 mil títulos. E nosso maior desafio é estimular a população a ocupar esses espaços, inserindo novos atrativos. Além disso, no fim do mês de maio, Botucatu ainda receberá o Viagem Literária, programa do governo do Estado, que irá trazer escritores , companhias de contação de estórias e oficinas”, comenta a bibliotecária Lis Helena Ravanini.

Além da Vila dos Lavradores, a Secretaria de Cultura mantém outros ramais da Biblioteca Municipal Emílio Peduti: uma na Cohab 1 [Rua Cônego Agostinho Culturato, s/n°] e outra na Subprefeitura de Rubião Júnior [Rua João Calônego, 60].

As bibliotecas ficam abertas de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Para se cadastrar e utilizar dos serviços das bibliotecas de forma gratuita basta apresentar um documento pessoal e comprovante de residência.

A cerimonia contou com a presença do vice-prefeito André Peres (representando o prefeito Mário Pardini); secretário de Cultura, Antonio Luiz Caldas Jr.; vereadores e alunos da escola municipal Luiz Tácito Virginio dos Santos, no Jardim Flamboyant.

Estudantes da escola estadual Dom Lúcio, que integram a Companhia Ceboneco, também abrilhantaram o evento com a apresentação de um teatro de fantoches.