Um projeto de pesquisa desenvolvido por meio de uma colaboração entre Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, Universidad Nacional de Colombia e Universidad de la República, do Uruguai, foi classificado entre os melhores projetos submetidos ao Edital Prisa (Projets Interuniversitaires de Solidarité dans les Amériques ou Projetos de solidariedade interuniversitária nas Américas), promovido pela AUF (Agence Universitaire de la Francophonie) e receberá recursos para seu financiamento.
Intitulado “Genomic evaluation and genotype-environmental interaction for production milk trait in Gyr breed”, o projeto de pesquisa tem a participação do professor Josineudson Augusto II de Vasconcelos Silva, pela FMVZ juntamente com os professores Luis Gabriel Gonzales pela universidade colombiana e Ana Carolina Espasandin, pela instituição uruguaia.O projeto foi selecionado entre outros enviados por instituições da América do Norte, América do Sul e Caribe. O resultado do Edital saiu no dia 18 de dezembro.
A AUF é uma associação mundial de instituições de ensino superior e de pesquisa que reúne cerca de 850 instituições universitárias de mais de uma centena de países, de todos os continentes.
Seu objetivo é permitir que jovens pesquisadores de todas as disciplinas adquiram e demonstrem fortes habilidades transversais em extensão e comunicação; contribuir para o desenvolvimento dos países participantes e, mais geralmente, para o desenvolvimento da comunidade científica francófona como um todo.
O Programa Prisa busca contribuir para a excelência da cooperação universitária entre as instituições membros da AUF, particularmente aquelas localizadas nas Américas (América do Norte, América do Sul e Caribe).
Também estão entre os objetivos do Programa Prisa: incentivar o treinamento de pesquisa para estudantes de mestrado, doutorado ou pós-doutorado; trazer novas parcerias interuniversitárias entre as instituições membros da AUF; apoiar a produção e disseminação do conhecimento em francês.