Tenente Coronel Katia Christofalo é comandante do Batalhão de PM de Botucatu | Foto Arquivo pessoal-Facebook
O comando do 12º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo, sediado em Botucatu vai ser comandado pela primeira vez por uma mulher, desde a sua criação e a incorporação de mulheres no policiamento, há mais de 20 anos. 
O Diário Oficial do Estado publicou na última quinta-feira, 7, a Resolução 6-9.2017, do Gabinete do Secretário de Segurança Pública de São Paulo designando a Tenente Coronel Katia Regina Firmino Christófalo, que deverá assumir o posto na próxima semana, devido “à promoção por merecimento”.
Ela assume o cargo de comando que até a semana passada era ocupado pelo Tenente Coronel Jorge Duarte Miguel. Na mesma Resolução 6-9.2017, o coronel Jorge Duarte foi transferido para a DSA – Departamento de Suporte Administrativo do Comando Geral da PM, “por conveniência própria”.
A oficial assume o comando de 13 cidades da região de Botucatu. Ela é botucatuense e já atuou na cidade, tanto no policiamento como em atividades burocráticas na sede do BPM-I. Posteriormente foi transferida para outras cidades e atuou na Capital. Atualmente ela estava na Polícia Rodoviária da região de Sorocaba, de onde retorna para assumir o cargo.
A oficial vai se reunir na próxima semana com os demais dirigentes da corporação para estabelecer as normativas de trabalho na área de segurança ostensiva e trabalhos internos.
A Tenente Coronel Katia Regina Firmino Christófalo foi promovida ao posto por merecimento, segundo portaria do governador Geraldo Alckmin, no ultimo dia 24 de agosto e decisão publicada no Diário Oficial do Estado no dia seguinte.

(com informações da Radio Clube e jornal Leia Noticias)