Ir e voltar do trabalho está ficando cada vez mais demorado em Botucatu, graças ao crescimento contínuo da frota de veículos da Cidade. Uma das soluções rápidas e simples para diminuir o trânsito é o compartilhamento da carona. Pessoas que moram próximas umas as outras e trabalham em uma mesma empresa, podem dividir as despesas através de caronas.
Buscando facilitar e garantir a segurança, a Prefeitura de Botucatu, por meio das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e do Verde, firmou uma parceria com a empresa ZUMPY, especializada em caronas, para oferecer um aplicativo de serviço na Cidade.
“O compartilhamento de veículos é uma ferramenta importante para auxiliar na diminuição do trânsito. Além de reduzir o número de carros nas vias e contribuir com a mobilidade urbana, as caronas solidárias também contribuem com a qualidade do ar por meio da diminuição da emissão de CO2, reforçando o slogan de Botucatu: ‘cidade dos bons ares”, ressalta Fernanda Bernardi, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Verde.
O ZUMPY proporciona o compartilhamento de viagens e fornece aos usuários os dados comparativos caso o deslocamento fosse com táxi ou apenas com um usuário no veículo e, indica a quantidade de gases poluentes que o usuário deixou de emitir.
Outra vantagem é a criação de grupos específicos. É possível procurar ou oferecer caronas apenas para pessoas que estudem ou trabalhem na mesma empresa, o que garante mais segurança ao usuário.
O aplicativo e todo o sistema operacional serão implantados sem custo para a Prefeitura, empresas e instituições que aderirem ao projeto.
“Nós somos a primeira prefeitura do Brasil a implantar um aplicativo de caronas. Nossa intenção é, a curto prazo, melhorar o trânsito. Já está confirmada a participação da Faculdade de Tecnologia (FATEC) como a primeira instituição parceira e estamos em contato com outras universidades e faculdades, além de grandes empresas e colégios, para que assim possamos ter o maior número possível de usuários conectados compartilhando as caronas”, afirma Rodrigo Fumis, Secretário Adjunto de Mobilidade Urbana.
O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em sistemas Android e iOS.

(da assessoria)