Pro-Reitor de Pesquisa da Unesp Carlos Frederico de Oliveira Graeff diz no IBB que aumentou a pesquisa e citações da Unesp em dados internacionais |Foto Site IBBUnesp/Btu

No último dia 4 de maio, o Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, recebeu o pró-reitor de Pesquisa, professor Carlos Frederico de Oliveira Graeff. Ele veio divulgar ações da área de fomentação de pesquisas e tecnologia da Unesp.

Graeff fez apresentação da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe) e divulgou índices da área em que atua, informou a assessoria de imprensa do IBB-Unesp Botucatu.

A evolução na produção de novos conhecimentos, com crescimento de 40% em relação à presença da Unesp em importantes bases de dados internacionais, foi um dos aspectos contemplados na exposição do pró-reitor.

As parcerias da universidade com outras instituições, impacto das pesquisas e números relativos publicações de livros, capítulos de obras e artigos científicos foram outros aspectos destacados pelo professor Graeff. Também houve espaço para a comunidade do IB interagir com o pró-reitor.

RANKINGS

Os acadêmicos da Universidade dão importância à citação de pesquisa, devido a relevância cientifica e técnica utilizada no trabalho publicado e suas citações confrontadas com outras situações de pesquisa. Por conta dessas citações, por exemplo, dois rankings respeitados divulgaram seus números no primeiro trimestre deste ano.

O QS – Quacquarelli Symonds – World University Rankings-  levantou em 1.127 instituições de 74 países e situou os cursos da Unesp entre os 50 melhores do mundo em Odontologia/Araçatuba, (33º lugar no mundo) e Medicina Veterinária, com cursos em Araçatuba, Botucatu e Jaboticabal (47º no mundo).

O “THE” – The World University Rankings-  incluiu faculdades e institutos, na faixa mundial (151 -200), entre as Universidades abaixo de 50 anos, com destaque nas pesquisas. Se destacaram os cursos de relações internacionais,saúde, engenharia, comunicações, humanidades, artes, ciências sociais e ciências básicas.