Bartira Righetti é diretora do Senac de Botucatu

O Senac Botucatu está oferecendo três novas turmas do programa Aprendizagem, capacitação profissional que permite aos jovens sua primeira experiência no mundo do trabalho. O curso é gratuito e a inscrição deve ser realizada pela empresa onde o aluno atuará como aprendiz.

Com início em 7 de novembro, são ofertadas 20 vagas divididas entre os cursos de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, Serviços de Supermercados e Serviços de Vendas.

Os cursos têm duração de 17 meses e a carga horária é de 1.560 horas, sendo 480 horas teóricas no Senac e 1.080 horas práticas na empresa.

“A contratação do jovem aprendiz gera a oportunidade de formar um profissional de acordo com o perfil, características, valores e missão da empresa que o contratou. Em contrapartida, o jovem pode se desenvolver como um profissional responsável, que cumpre com suas tarefas tanto nas atividades educacionais no Senac quanto na prática dentro da empresa”, explica Patrícia da Silva Shimabuku, docente de Aprendizagem do Senac Botucatu.

O programa é vinculado à Lei da Aprendizagem, nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de jovens, de 14 a 24 anos incompletos, equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários.

Durante o curso, os alunos realizam um Projeto Integrador, que os estimula a encontrar soluções para situações-problema, propiciando as condições de um aprendizado amplo e significativo. O projeto permeia todo o curso e se desdobra em torno de um tema definido em conjunto com a turma.

Eles são estimulados à pesquisa, análise crítica, reflexão e investigação, visando ao desenvolvimento das competências previstas no perfil profissional de conclusão.

Para saber mais sobre os cursos ministrados em Botucatu, acesse o Portal www.sp.senac.br/botucatu. Informações detalhadas sobre como participar do programa estão reunidas na página www.sp.senac.br/aprendizagem.

(da assessoria)