Minha família está ligada a Escola Cardoso, antigo Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida, atualmente chamada Cardosinho, há cinco gerações.
Isto posto, é fato concreto a carga emocional bacana, que faz minha relação com essa escola tão especial.
Hoje, primeiro de Julho, fui até lá para assistir a apresentação de minha neta e curtir a festa, o ambiente em que cresci, as comidinhas e brincadeiras e, também, recordar tantas coisas lindas que lá vivi até a vida adulta, visto que meu pai exerceu ali sua profissão de dentista por quarenta anos.
Uma informação me deixou bastante triste e preocupada.
A biblioteca da escola, tão rica em volumes e tãotão bonita, foi transferida pra uma sala acanhada num canto tal. Seu espaço físico anterior tornou-se secretaria da escola. Triste. E essa informação me veio de um querido amigo que lá trabalha.
Outro fato que me chamou a atenção foi o preço de um copo com 200ml de água ter o mesmo preço de um refrigerante de 300ml.
Refrigerantes causam perda de massa óssea e contribuem, muito!, com a obesidade infantil.
A festa esteve ótima, bem organizada e com apresentações bonitinhas e adequadas as crianças, que são o show. Muitos familiares também entraram no clima e estavam vestidos a caráter.
O Cardosinho é nossa escola mais tradicional na alfabetização.
Não seria nada mal que sua biblioteca estivesse mais acessível a seus alunos para que o incentivo a leitura acontecesse de maneira natural.
Vivassss ao Cardosinho e a sua linda história!