O trabalho de pós-doutoramento da zootecnista Mayra Anton Dib Saleh, desenvolvido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, ganhou o prêmio de melhor trabalho na categoria Fisiologia e Nutrição Animal durante o XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia e XII Congresso Internacional de Zootecnia realizado em Santos/SP nos dias 22 a 24 de maio de 2017, com o tema Inovação Tecnológica no Agronegócio.

Zootec 2017 teve na abertura oficial show do músico e zootecnista formado na FMVZ Unesp de Botucatu, o mineiro, Claudio Lacerda.

 

Intitulado “Suplementação de glutamato e nucleotídeos na dieta acelera o turnover do carbono no músculo de leitões recém-desmamados”, o trabalho concorreu com outros 509 inscritos em sua categoria.

O trabalho foi supervisionado pelo professor Dirlei Antonio Berto, do Departamento de Produção Animal da FMVZ, com a colaboração dos demais integrantes do grupo de pesquisa em suínos.

“Fiquei muito feliz pela premiação, não só por vencer essa acirrada disputa, mas também pelo reconhecimento da importância dos estudos com isótopos estáveis aplicados à nutrição animal por parte do comitê científico do Zootec e da banca avaliadora das apresentações orais finalistas”, comentou Mayra Saleh.

“Acredito que o professor Carlos Ducatti (criador do Centro de Isótopos Estáveis da Unesp, falecido em abril de 2016) teria ficado contente em saber que as condições proporcionadas pelo Zootec de reunir tantos profissionais de diversas regiões do país, bem como do exterior com diferentes especialidades contribuíram para despertar o interesse dos que não conheciam a técnica ou para atualizar os que já conheciam sobre os avanços em pesquisas nessa temática”

Mayra também fez questão de agradecer os demais integrantes (funcionários, alunos de graduação, pós-graduação e professores colaboradores) do grupo de pesquisa com suínos, a Fapesp pelo auxílio financeiro e bolsa de estudos concedidos. A íntegra do trabalho premiado pode ser acessada nos anais do Zootec 2017.