O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal deteve na noite da quarta-feira, 11, um homem de 28 anos por tentativa de furto no Jardim Paraíso. A ação ocorreu após solicitação enviada pelo COI 153, informando que o proprietário de um imóvel havia surpreendido um indivíduo sobre o telhado, com uma sacola contendo fios já cortados.

Segundo a GCM, ao ser flagrado, o homem fugiu pelos telhados e seguiu em direção à linha férrea. As equipes iniciaram buscas pelas imediações, até que uma das viaturas identificou um indivíduo com as mesmas características repassadas. Assim que percebeu a presença da guarnição, ele novamente correu pela linha do trem, em direção ao Banco de Leite.

Os guardas realizaram acompanhamento a pé e localizaram o homem ofegante sobre a linha férrea. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com ele, mas, ao ser questionado, confessou a tentativa de furto. Ele relatou que havia cortado e separado os fios, mas abandonou o material ao ser surpreendido pelo proprietário.

Por conta do risco de fuga e da natureza do terreno, os guardas utilizaram algemas, conforme previsão da Súmula 11 do STF. O homem foi levado ao local do fato, onde foi reconhecido pelo responsável pelo imóvel.

O Plantão Policial solicitou perícia técnica, que esteve no endereço e realizou os procedimentos necessários. A autoridade policial ratificou a prisão pelo crime de furto tentado, previsto no artigo 155 do Código Penal. O detido permaneceu à disposição da Justiça.