Na última semana foi realizada a Cerimônia de Inauguração da Escola de Educação em Saúde (EES) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). O evento reuniu dirigentes, docentes e funcionários do complexo HC, Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp) e Famesp.

Na ocasião, foi realizado o descerramento da placa de inauguração da Escola e uma homenagem ao ex-Superintendente do HCFMB e atual Diretor da EES, Dr. André Balbi, que tem, a partir de hoje, a sua foto registrada na Galeria de Superintendentes.

Discursos

O Diretor-Presidente da Famesp, Dr. Antonio Rugolo Jr, iniciou seu discurso parabenizando os envolvidos na criação da EES e relembrou os desafios vivenciados na consolidação do projeto. “Enxergo o prestígio da nossa Instituição, que será inserida na mídia, bem como o corpo docente responsável pelas capacitações”, disse.

“Quanto mais pudermos colaborar com a formação em saúde, maior a possibilidade de nossos docentes receberem proventos que os estimulem a continuar na Universidade fazendo sua pesquisa e mantendo suas atividades de ensino e extensão”, ressaltou o Diretor da FMB|Unesp, Dr. Carlos Magno C. B. Fortaleza.

Para o Superintendente do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, a inauguração da EES é a “concretização de um sonho” de muito tempo. “A escola vai se valer da experiência de todas as nossas áreas (HC, Famesp e FMB) para atender os objetivos da educação permanente em saúde, proporcionando a melhoria no cuidado, na assistência e na atuação de seus profissionais”, lembrou.

O Diretor da EES, Dr. André Balbi, falou sobre o tempo necessário para viabilização das atividades da Escola, o quanto a parceria entre as Instituições foi importante neste processo e citou nominalmente as pessoas que estiveram por trás da conquista deste sonho. “A EES é de todos nós e temos o compromisso de fazê-la eficiente, honesta, produtiva e importante.

Também participaram da mesa de abertura e fizeram discursos o Chefe de Gabinete do HCFMB, Dr. João Henrique Castro; o Segundo-Secretário da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Lelo Pagani, no ato representando o Presidente da Câmara, Antonio Carlos Vaz de Almeida (o Cula); e o Coordenador do Ensino Superior do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Sérgio Nobre (ex-reitor da Unesp).

Capacitação

A proposta é que o primeiro curso da EES seja o de Especialização Multiprofissional em Cuidados na Área de Álcool e Outras Drogas. A coordenação é do Prof. Dr. José Manoel Bertolote, médico psiquiatra, e tem como público-alvo profissionais da rede de atenção que atuam direta ou indiretamente com pessoas que estejam em uso de álcool ou outras drogas (médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros).

Com a finalidade de atender a necessidade da formação especializada nesta área, justificada pelo crescimento desta problemática social no Brasil, o Curso de Especialização em Cuidados na Área de Álcool e Outras Drogas, busca criar um espaço teórico-prático que oferecerá aos profissionais habilidades e competências para elaborar programas de prevenção, tratamento e retorno do paciente às atividades cotidianas em diferentes contextos.

Sobre a EES

A EES é uma parceria entre Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP). A proposta é apoiar o desenvolvimento de profissionais e estudantes da área de saúde, contribuindo com o Sistema Único de Saúde (SUS) e entregando profissionais em quantidade e qualidade suficientes para atender a demanda da região.

A EES apresenta uma proposta de ação educativa para os trabalhadores a partir de problemas encontrados na realidade dos Serviços de Saúde, correlacionando teoria e prática, além de considerar experiências individuais e comunitárias. A missão da Escola é captar recursos para o HCFMB.

A EES ficará no antigo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da FAMESP, ao lado do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FMB, localizada na Chacára Butignoli s/n, Rubião Júnior.