O caso dos dois irmãos, de 6 e 10 anos, encontrados molhados, assustados e expostos ao frio durante a madrugada de sábado (25), em Botucatu, ganhou novos desdobramentos após o atendimento do Conselho Tutelar.
Segundo o boletim de ocorrência, ao conversarem com as conselheiras tutelares, as crianças relataram espontaneamente que teriam sofrido outros episódios de maus-tratos. Os fatos anteriores também seriam atribuídos ao pai de um dos meninos, que não estava presente quando a GCM encontrou as crianças.
Diante das declarações, o homem foi qualificado como investigado. A Polícia Civil solicitou a realização de uma escuta especializada dos irmãos para aprofundar a apuração e esclarecer quando e de que forma os possíveis episódios anteriores teriam ocorrido.
O documento policial não apresenta detalhes sobre essas situações anteriores. As informações deverão ser apuradas por meio do procedimento especializado, utilizado para ouvir crianças e adolescentes de maneira protegida, evitando exposições e repetições desnecessárias do relato.
Outra filha já estava com a irmã mais velha
O boletim também revelou que outra filha da mulher, uma criança de 8 anos, já estava sendo cuidada pela irmã mais velha da família.
Segundo o depoimento registrado, a jovem havia buscado a menina após discussões ocorridas dentro da residência. A Polícia Civil considerou esse fato ao analisar a situação familiar e as condições da mãe para permanecer responsável pelos filhos naquele momento.
Após o atendimento da ocorrência, os meninos de 6 e 10 anos também foram entregues aos cuidados da irmã mais velha.
Crianças estavam molhadas, chorando e com frio
A ocorrência começou por volta das 3h30, quando a GCM recebeu a informação de que uma mulher em aparente estado de embriaguez estava acompanhada dos dois filhos em um local sem proteção contra a chuva.
Durante o patrulhamento, os guardas encontraram a mulher caída no chão, falando de forma desconexa. Ao lado dela estavam as crianças, molhadas, assustadas e chorando. O menino de 6 anos também estava descalço.
De acordo com o registro, não foi possível confirmar se os irmãos haviam se alimentado. Moradores auxiliaram temporariamente no cuidado das crianças até a chegada do Conselho Tutelar.
A mãe foi encaminhada ao Pronto-Socorro Adulto e posteriormente apresentada à Delegacia de Defesa da Mulher. A prisão em flagrante por maus-tratos foi confirmada, e ela foi levada à Central de Custódia de Botucatu, onde permaneceu à disposição da Justiça.
O pai de uma das crianças não foi preso, pois chegou ao local depois que os meninos já haviam sido encontrados. Ele permanece investigado em razão dos relatos referentes a outros possíveis episódios.















