O Sindicato Rural de Botucatu continua oferecendo cursos para proprietários rurais agregarem valores ao dia a dia do campo. São cursos patrocinados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, em parceria com a entidade.
Um curso de artesanato em couro foi concluído nesta semana e teve a participação de aproximadamente 20 pessoas.
“São associados e também pessoas convidados que aprenderam técnicas de manipular artesanalmente o couro, criando produtos que agregam valor ao produtor rural”, explicou o engenheiro Alfredo Chaguri  Junior, presidente do sindicato.
Os alunos em treinamento tiveram noções de curtimento, cortes, raspagens e também sugestões de como produzir sandálias de couro, bolsas, cintos entre outros produtos.
Chaguri destacou que o couro é um subproduto do animal (bovino, caprino, ovelhas, entre outros) que se manipulado na propriedade pode gerar uma boa lucratividade.
“Esses cursos oferecem fontes alternativas às tradicionais da propriedade rural e podem inclusive aumentar a empregabilidade na cidade”, salientou o presidente do Sindicato Rural.
De fato, no ultimo levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho, apontando o crescimento do emprego em Botucatu, o setor agrícola foi o que mais contribuiu com a criação de novos postos de trabalho. É certo que no caso houve muita sazonalidade de colheitas na região.
O Senar e o Sindicato Rural de Botucatu, regularmente promovem cursos de aprimoramento para aumentar a produtividade no campo. Há cursos na área de leite,  cultivo de hortaliças, manipulação de animais e até pedreiro para manutenção rural.