Secretário vai apresentar nesta quinta, plano de investimento na cidade
No primeiro trimestre de 2020 a arrecadação financeira de tributos e taxas da União, Estado e Municípios caíram assustadoramente devido à crise econômica e o fraco desempenho da economia, antes e depois do Covid-19. Segundo entrevistas na semana passada do secretário Fabio Leite, a queda tem chamado a atenção da administração e medidas estão sendo tomadas para que os compromissos do município sejam quitados em dia.
Até a quinta-feira (dia 26) da semana passada a queda nos repasses da União era em torno de R$ 8 milhões por mês. “Claro que esse dinheiro faz falta, sobretudo nas ações para reconstrução das pontes, do reforço na saúde, educação e assistência social, devido ao Coronavirus, onde temos gastos extras”, afirmou o secretário.
Apesar do caixa reduzido, a prefeitura mantém pagamentos em dia, conforme. “Todos os dias temos feito o controle de caixa, o que entrou e saiu e temos encontrado formas de contornar eventuais atrasos de pagamentos de fornecedores”, destacou.
Alem dos atrasos de repasses de quotas federais e estaduais da educação, saúde, infraestrutura etc, o município se viu obrigado a adiar até o final de abril o pagamento do IPTU, devido a crise do Covid-19, apertando o fluxo financeiro.
“O prefeito determinou a prorrogação da primeira parcela do imposto predial e territorial urbano para o final de abril como forma de ajustar a questão econômica para o munícipe, nessa sequencia de acontecimentos em Botucatu que começou com a tempestade derrubando mais de 40 pontes e gerou um gasto a mais para cidade e também as pessoas atingidas que estamos auxiliando”.
O prefeito Mário Pardini tem afirmado que o momento é de concentrar e dirigir recursos para manter a população sadia, com custos extras em exames de Covid-19 e toda a gestão da crise sanitária que a cidade e o Brasil enfrenta.
“Estamos enfrentando um problema atrás do outro. Dois mil e vinte começou com as chuvas fortes e a tempestade do dia 10 de fevereiro que derrubou pontes, casas e estamos recuperando tudo isso com recursos do município, estado e união, mas reconheço que o recurso é pequeno”, disse na semana passada na Clube FM. “Neste ano temos trabalhado quase que exclusivamente com recursos dos tributos municipais”, confirmou.
A ampliação de prazos para o pagamento do IPTU foi uma forma que a gestão municipal encontrou de facilitar a vida das pessoas no período de isolamento social. Fabio Leite afirmou que nos próximos dias deverá ser apresentado uma providencia para os pagamentos do ISS e outras taxas.
Pardini contou que uma equipe da Fazenda Municipal está se reunindo regularmente para ajustar a possibilidade de estabelecer regras para os pagamentos de ISS e outros tributos relacionados à produção.
“Houve redução da atividade econômica o ISS foi lá embaixo e um grupo da Fazenda está trabalhando e modulando medidas que possam ajudar a população neste momento, que são os tributos que temos no município. O IPTU já prorrogamos para 30 de abril e se for necessário ampliaremos ainda mais”, afirmou na manhã de quinta-feira, 2.