Instabilidade afetou serviços em vários países e deixou plataformas fora do ar por cerca de uma hora

A Cloudflare, empresa responsável por uma das maiores redes de infraestrutura da internet, registrou uma falha na manhã desta terça-feira (18). O problema provocou a interrupção repentina de acesso a diversos sites em vários países, incluindo plataformas como o X, antigo Twitter, e o ChatGPT.

Segundo o DownDetector, que monitora serviços online, os primeiros registros de instabilidade surgiram por volta das 8h50. Minutos depois, o próprio site de monitoramento passou a apresentar falhas devido ao aumento de acessos.

A Cloudflare atua como um intermediário entre o usuário e o servidor do site, auxiliando na segurança, estabilidade e velocidade de navegação. Quando ocorre uma instabilidade em seus sistemas, plataformas que dependem da empresa podem enfrentar lentidão, erros de carregamento ou ficar completamente indisponíveis.

No site oficial, a empresa reconheceu a falha: “A Cloudflare está ciente e investigando um problema que potencialmente afeta vários clientes. Mais detalhes serão fornecidos conforme mais informações estiverem disponíveis”.

A expectativa é de normalização completa ao longo do dia, conforme os sistemas forem restabelecidos.