Mais um caso de dengue foi confirmado em Botucatu. Foi o 7º caso autoctone e 12º (importado) dos 19 registrados neste ano de 2020. Está sendo registrado um caso autoctone por semana.
Para evitar a proliferação da doença, a Vigilância Ambiental em Saúde realizará nesta quinta-feira, 27, a nebulização de três quarteirões do bairro Comerciários III, região sul do Município.
Os agentes de combate às endemias já visitaram as casas e realizaram um trabalho preventivo, eliminando possíveis criadouros de mosquitos e orientando a população a procurar atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição.
VENENO AGE NA HORA
O inseticida usado na nebulização agirá apenas no momento da aplicação, eliminando as condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti na fase alada e que venha a contaminar outros insetos da mesma espécie.
Os agentes da Vigilância Ambiental em Saúde visitarão os imóveis no período da manhã e darão orientações quanto à preparação do ambiente para receber o veneno. Após 20 minutos, os agentes retornam para confirmar se todos os moradores já estão fora do imóvel e assinalar para o bombista que o ambiente já está preparado para receber o produto.
A Vigilância orienta que o tempo mínimo de espera para retornar ao imóvel após a aplicação do veneno é de 15 minutos. Em hipótese alguma os bombistas retornarão aos imóveis que estavam fechados ou não preparados para receber o inseticida. Em caso de chuva, a atividade será reagendada, pois o veneno tem alcance limitado com tempo chuvoso.

COMO PREPARAR A CASA PARA O VENENO
– Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;
– Retire ou mantenha levantadas roupas de cama e toalhas de mesa, para que o inseticida possa atingir todos os locais;
– Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;
– Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros);
– Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.
CASOS DE DENGUE NO ANO PASSADO
https://www.facebook.com/vigilanciaambientalbotucatu/videos/2013375308806714/
Da rede social da VAS














