De acordo com a atualização mais recente dos modelos meteorológicos, as precipitações mais fortes retornam ao estado a partir de sábado (13), em razão da atuação de um sistema de baixa pressão. Esse sistema deve influenciar o tempo até a próxima terça-feira (16), favorecendo pancadas de chuva que, em alguns momentos, podem ser acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Os maiores acumulados de chuva estão previstos para as regiões de divisa com o Paraná, área central e faixa leste paulista. Nessas áreas, os volumes podem ultrapassar 100 milímetros no período.

Nesta sexta-feira (12), o dia começou com registro de pancadas de chuva isoladas, com intensidade moderada a forte e ocorrência de raios no centro-oeste paulista, devido ao avanço de áreas de instabilidade vindas do Paraná e de Mato Grosso do Sul em direção ao Estado de São Paulo. Ao longo do dia, a chuva tende a se espalhar por todo o território paulista, com maior atenção para as regiões oeste e norte, onde o risco de chuva forte e temporais é mais elevado.

No centro-oeste do estado, região que inclui Botucatu, os acumulados de chuva podem ser elevados, conforme indicam os modelos meteorológicos.

Novas atualizações seguem sendo acompanhadas e, caso as condições previstas se confirmem, a divulgação de alerta está prevista para esta sexta-feira (12), com validade entre sábado (13) e terça-feira (16).