Durante um atendimento de ocorrência de violência doméstica no Jardim Palos Verdes, em Botucatu, neste domingo (28), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), identificaram um local clandestino utilizado para rinha de galos.

No local, a equipe — especializada em ações da Lei Maria da Penha — recebeu informações sobre a existência de animais mantidos em situação irregular. Durante a averiguação, foram encontrados 24 galos e 8 galinhas, totalizando 32 animais, presos em gaiolas. Também foi localizada uma arena improvisada, evidenciando a prática ilegal.

A perícia foi acionada para registro da ocorrência, e a médica veterinária do Cempas atestou as condições de maus-tratos aos animais, reforçando os indícios de atividade criminosa.

Um homem de 61 anos foi conduzido até o Plantão Policial. Após ser ouvido pela autoridade de plantão, o averiguado foi liberado. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Proteção Animal (DEPA) da Polícia Civil, que seguirá com as investigações.

A descoberta do criatório reforça a importância das operações integradas da GCM no combate à violência, não apenas contra pessoas, mas também contra os animais, ampliando a rede de proteção ambiental no município.