O prefeito Mário Pardini anunciou em sua pagina pessoal no Facebook que a GCM vai fiscalizar regionalmente os pacientes com Covid 19, que estão se recuperando em suas residencias.
A medida, segundo explicou, é para conter a propagação da Covid 19, “e manter a flexibilização das atividades econômicas de nosso município”.
A operação da GCM foi denominada “Projeto Sentinela”. “A Cidade foi separada por regiões para que todo o efetivo da Guarda realize visitas aos pacientes cumprindo quarentena todos os dias, em horários alternados, sempre de forma cidadã, verificando a saúde delas, mas também conscientizando para a necessidade de permanecerem em isolamento.”, escreveu.
Recentemente a Secretaria de Saúde descobriu que pelo menos 9 pacientes que deveriam estar em isolamento social, devido a recuperação de tratamento, ou por terem sintomas leves da doença. Essas pessoas foram identificadas e denunciadas à Policia Civil que abriu inquérito para apurar riscos à saúde publica.
“Caso as equipes constatem descumprimento da quarentena por parte dos pacientes, a GCM elaborará boletim de ocorrência e encaminhará para a Polícia Civil, que investigará eventual crime contra a saúde pública”, escreveu.
De acordo com a publicação do prefeito, “essa é uma ação para conter a propagação do coronavírus em Botucatu sem que haja prejuízo ainda maior a nossas empresas”.