Nesta sexta-feira, 17, foi inaugurada a exposição de crônicas “Pare, Olhe e Leia”, do escritor são-manuelense Osmar Corrêa, no Museu Histórico e Pedagógico “Pe. Manoel da Nóbrega”.
A mostra, que conta com um acervo de 120 crônicas, reúne uma seleção de textos publicados ao longo de 26 anos no Jornal de São Manuel, periódico para o qual Osmar Corrêa escreve desde 1992. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 24 de setembro.
As crônicas retratam pessoas e personalidades de São Manuel e estão expostas em painéis espalhados pelas salas do museu. “Crio os personagens das minhas crônicas no convívio com pessoas que me inspiram em meu jeito de ser, comportamento e histórias que ouço. Escrevo sobre pessoas porque acho que muitas delas fazem o dia a dia desta cidade e acredito que elas gostariam de sentirem o prazer de serem reconhecidas enquanto vivas”, explica o autor.
Osmar Corrêa é funcionário público municipal aposentado e ao longo de sua carreira como escritor escreveu mais de 800 crônicas para o Jornal de São Manuel.
Sua primeira crônica, intitulada “Nem tudo que brilha é ouro”, foi escrita ainda quando criança no antigo Grupo Escolar “Dr. Augusto Reis”, em 1956. Na ocasião, foi eleita a melhor entre todas, recebendo elogios entre os professores que o presentearam com um livro de Monteiro Lobato.
Atualmente, escreve para o Jornal de São Manuel e tem um quadro no programa Coisas do Sertão, da Rádio Clube de São Manuel, no qual lê para os ouvintes as crônicas que produz. Seu lema é: “o homem que não vive para servir não serve para viver”.