
A opinião publica se divide na cidade, quando o assunto é segurança e o resultado da pesquisa Ipea sobre Segurança Publica.
Leia também
Paraíso: Botucatu é a sexta no Brasil e a terceira mais pacifica de São Paulo
Os números divulgados até abril pela Secretaria de Segurança Publica do Estado, tendo como base dados da Policia Militar e Policia Civil indica mais de 511 inquéritos policiais instaurados até abril. Em 2016 foram mais de 1,5 mil, em 12 meses.
O detalhe é que a Delegacia Seccional de Botucatu agregou as delegacias (distritos), tem numero reduzido de delegados atendendo (acumulando) cidades da região e há deficiência de policiais militares.
O IML – Instituto Médico Legal da cidade não existe há vários anos, embora tenha uma promessa do governador e de vários secretários de Segurança que passaram pelo cargo de regularização da estrutura.
O município já destinou área, mas Geraldo Alckmin ‘não tem dinheiro’.
Com pessoas sendo roubadas na rua, em casa (inclusive com ameaça de morte das vítimas), casos de estupros e tráfico, muita gente diz que os números não representam a realidade da segurança publica, porem outros acreditam que sim, Botucatu é segura, perto de outras cidades.
Uma comerciante escreveu na rede social que só em Botucatu foi assaltada duas vezes na rua e nas viagens que faz há cerca de dez anos para São Paulo, nunca foi roubada.
O ex-prefeito e atual presidente da FDE, João Cury Neto repercutiu a pesquisa IPEA na rede social, classificando como legado o trabalho desenvolvido no fortalecimento da GCM e demais forças de segurança, além de diversos programas de resgate da vulnerabilidade social.
Em 2017, os casos de flagrante por trafico, furto e roubo totalizam 165 casos.
Os casos de porte de entorpecentes foram 13 e o de tráfico de entorpecentes são 84.
Entre Janeiro e Abril foram presas 198 pessoas em flagrante, incluindo diversos crimes.
CONFIRA OS NÚMEROS DIVULGADOS | Até Abril de 2017
Vitimas de homicídio doloso acidente transito – 0.
Homicídio culposo por acidente – 1 –
Tentativa de homicídio – 1
Tentativa de homicídio culposo – 3
Lesão corporal seguida de morte – 0
Lesão Corporal dolosa – 186
Lesão por acidente de trânsito – 134
Latrocínio – 0
Estupro – 15
Estupro de vulnerável – 10
Roubo – 26
Roubo veículo – 0
Roubo a banco – 0
Roubo de carga – 0
Furtos – 408
Furtos veículos – 17














