Prazo para 1,3 mil pessoas em Botucatu e outras 162 nas cidades de Itatinga e Pardinho, termina dia 2 de maio.

Na área sob jurisdição da 26ª Zona Eleitoral, com os Municipios de Botucatu, Pardinho e Itatinga, 1.613 eleitores poderão ter o titulo cancelado e com isso estar sujeito a inúmeros impedimentos legais.

Esses 1.613 eleitores estão em maior parte em Botucatu (1371 pessoas), em Itatinga são 161 eleitores e em Pardinho 81 eleitores.

Quem não votou e não justificou ausência nas últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes, deve regularizar a situação com a Justiça Eleitoral até o próximo dia 2 de maio.

Após esse prazo, essas pessoas correm o risco de ter o título cancelado. Ressaltando que a legislação considera cada turno de votação um pleito diferente para efeito de cancelamento.

1,8 MILHÃO NO BRASIL, 118 MIL EM SP E 1,6 MIL NA REGIÃO

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país, mais de 1,8 milhão de eleitores estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições, informou a Agencia Brasil.

Igor Ignácio, chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu: Recadastramento biométrico vai até novembro e prazo para regularização dos títulos de quem não votou nas ultimas eleições termina no próximo dia 2 de maio.

Na região de Botucatu, segundo Igor Ignácio, chefe do Cartório Eleitoral da 26º Z.E., são 1.613 eleitores, nos três municípios da Comarca Eleitoral, mais de 1,3 mil em Botucatu e outros 242 em Itatinga e Pardinho.

Em São Paulo (SP), esse número chega a 118.837 eleitores.

No Rio de Janeiro (RJ) o total é de 119.734; em Belo Horizonte (MG) são 26.570; em Salvador (BA) esse número é de 31.263; e em Porto Alegre (RS), 18.782.

O cancelamento automático dos títulos de eleitores ocorrerá entre 17 a 19 de maio de 2017.

Os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

Para fazer a regularização, no cartório eleitoral, o eleitor deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.

O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral nos cartórios eleitorais, no site do TSE ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado onde o documento foi solicitado. Pode ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação.

(Com Agencia Brasil)