Reitoria da Unesp, por volta das 9 da manhã | Foto Andrea Morato

24UNESP

A Reitoria apontou indicativo de que em Fevereiro e Maio, vai pagar o 13º salário em dia a ser definido. A decisão aconteceu na reunião da terça-feira, quando houve reunião do Conselho Universitário. Os professores Trajano Sardenberg e Paschoal Barreti, da Faculdade de Medicina de Botucatu, votaram contra a proposta.

Mobilização

Apesar da proposta de pagamento do 13º salário, os servidores, docentes e alunos da UNESP informaram que manterão a mobilização, pois ainda não está cem por cento confirmado o pagamento. Lideranças entendem que é necessário dinheiro  que deverá sair do Governo de São Paulo ou empréstimo da Fundação UNESP.

30 ou 50%

Lideranças dos servidores da UNESP entendem que se o dinheiro não surgir, é possível que o Reitor encaminhe a sua proposta de pagamento de 33,33% do valor devido aos servidores e docentes. Em Maio vai acontecer nova reunião do Conselho Universitário para discutir o Orçamento da UNESP. A categoria entende que não existe no momento garantias de pagamento, apenas indicativo. A proposta do Reitor era de 3 parcelas.

Prestigiado

O prefeito Mário Pardini aparentemente consolidou sua liderança na opinião pública. A boa avaliação do chefe do executivo é reconhecida até por algumas lideranças oposicionistas como os petistas. O entendimento nesse partido de oposição que Pardini é o adversário a ser combatido em 2020. “Se Pardini lançar outros nomes será outra coisa, mas se ele disputar vai ser duro até para o João Cury vencer”, ponderou um avaliador petista.

Kits

Conforme explicitado pelo ex-secretário de Educação de São Paulo, no ultimo dia 16 de janeiro a FDE divulgou o recebimento de parte do material que será destinado aos alunos da rede publica estadual, no ano letivo de 2019. Um dia a posse de Doria Jr, o novo Secretário de Educação de S. Paulo teria dito que não havia material e professores. Cury disse que o material tinha sido comprado e sobre a falta de professores, ele lembrou que a Procuradoria do Estado estava pedindo liberação para contratação de novos servidores, o que foi autorizado.

Multas

Depois do encerramento do período de limpeza dos terrenos dado pela prefeitura de Botucatu, agora os agentes ambientais e equipes da Secretaria de Infraestrutura e da Zeladoria, passarão a emitir multas nos terrenos e imóveis mal conservados e com mato e entulho. Como os terrenos tem em média 250m², a multa não sai por menos de 1,3 mil. Vai doer no bolso, mas certamente o risco de doenças como dengue e picadas de escorpiões devem diminuir, embora já tenha sido diagnosticado caso autóctone de dengue em Vitoriana

Eleições

Duas chapas disputam a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu, considerado o maior sindicato do setor privado na região. Ambos os candidatos são trabalhadores da Embraer, com diretores nas maiores fabricas da cidade e região. Havia entendimento de que uma das chapas seria ligada à CUT, mas ambas as chapas são ligadas à Força Sindical e à Federação dos Metalúrgicos.