Mercado de beleza passa por momento inédito de busca por profissionalização
Mercado de beleza passa por momento inédito de busca por profissionalização

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. De acordo com a pesquisa realizada pelo Euromonitor International, o país está atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão. O levantamento aponta também que o setor atingiu a marca de 29,62 bilhões de dólares em 2019 e segue em alta.

Dados do Ministério da Economia e da Secretaria de Comércio Exterior indicam que o Brasil se destaca no número de lançamentos no segmento de beleza, com exportações para 174 países. Uma previsão da Goldstein Research aponta uma taxa composta anual de crescimento de 4,76% neste mercado até 2030.

Para atender a demanda cada vez maior, e acompanhar as exigências das clientes, empresas e profissionais buscam capacitação. A oferta de cursos do setor de beleza mudou. “Antes aprendia-se muito por repetição. O profissional de beleza não tinha o hábito do estudo”, afirma Robson Trindade, mestre e doutorando em Visagismo – PUC/SP TIDD.

Com participação ativa na implantação de cursos de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras, Robson conta que percebeu a necessidade de aprimorar a educação no setor de beleza. “Notamos que investidores conhecem o mercado de beleza, mas não sabem como é fazer a gestão de um negócio. E que profissionais de beleza precisam de conhecimentos e formação em visagismo para entregar resultados desejados.”

Foi a partir desta constatação que Trindade decidiu se dedicar a estudar a grade de estudos ideal para atender integralmente o profissional do setor. O professor conta que o programa está estruturado a partir de três grandes eixos temáticos: gestão de negócios, de projetos e da imagem. “Os três eixos podem ser aplicados na imagem pessoal, empresarial, midiática e na criação de personagens”, explica.

Trindade reforça a necessidade do profissional de beleza se dedicar ao estudo científico do visagismo. “Só com conhecimento aprofundado é possível ler e interpretar o desejo de seus clientes. E assim, oferecer uma conexão direta entre essência, individualidade e exclusividade pela imagem.”

Entusiasta do aprimoramento profissional constante, Trindade descreve a educação como o grande desenvolvimento para o mercado de beleza no Brasil para o mundo. “Acredito que a educação torna um indivíduo mais feliz e satisfeito consigo mesmo e, desta forma, apto a servir melhor as pessoas. É um empoderamento absurdamente fantástico”, conclui.