Soluções baseadas na natureza podem criar 20 milhões de empregos
Soluções baseadas na natureza podem criar 20 milhões de empregos

Cerca de 20 milhões de oportunidades significativas de emprego podem ser criadas se o poder da natureza for aproveitado para enfrentar desafios da sociedade, como risco de desastres e mudança climática. A estimativa é da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que contabiliza, ainda, quase 75 milhões de pessoas empregadas em soluções baseadas na natureza.

Para a OIT, essas soluções se configuram em medidas para proteger, conservar, restaurar, usar de forma sustentável e gerir ecossistemas terrestres, de água doce, costeiros e marinhos naturais ou modificados que abordam os problemas sociais, econômicos e ambientais.

Do grupo de empregados nesta área, cerca de 96% desse grupo estão na Ásia-Pacífico e em países de rendas média e baixa. Parte desses empregos é classificada como de meio período e 14,5 milhões de tempo integral.

Ainda nos países de rendas média e baixa, quase todas as atividades por soluções baseadas na natureza, que correspondem a 98% e 99%, respectivamente, ocorrem nos setores agrícola e florestal. Por sua vez, esse índice cai para 42% em países de rendas média e alta e para 25% em de renda alta.

Da mesma forma, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) reforçam que o investimento em políticas que apoiem soluções baseadas na natureza gera oportunidades de emprego, particularmente nas zonas rurais.

Para o fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, questões ambientais, empregos verdes e sustentabilidade são pautas constantes no meio empresarial, especialmente nas corporações que implementam ações ESG.

“As empresas que atuam sob as diretrizes ESG têm uma visão ampliada quanto às pautas sustentáveis e colaboram com essas ações, contribuindo com treinamentos, políticas e oportunidades, relacionando sempre a sustentabilidade”, finaliza.