A utilização do tráfego pago para impulsionar vendas online
A utilização do tráfego pago para impulsionar vendas online

gestão de tráfego pago, popularmente conhecida como “anúncio online”, tem sido cada vez mais utilizada por empresas que buscam aumentar sua presença na internet e alcançar novos clientes. Segundo uma matéria publicada pelo portal Propmark sobre a publicidade no Brasil, a previsão é que por aqui a publicidade cresça a uma taxa de 5% ao ano até 2026 e em virtude da pandemia, as atividades de consumo e lazer ficaram mais digitais, o que abriu oportunidade para varejistas e profissionais de marketing digital, além disso produzir e comprar conteúdos em plataformas ficou mais fácil. Esse aumento mostra que as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir em publicidade online.

Angélica Bandeira, gestora de tráfego pago e CEO da ABC Agência de Marketing Digital, comenta que a profissão de gestor de tráfego tem sido muito disputada devido a sua popularidade crescente nos últimos anos. Uma matéria publicada no portal Educa Mais Brasil mostra que a profissão de gestor de tráfego ficou entre as cinco mais populares em 2022.

“A gestão de tráfego pago pode trazer diversos benefícios para as empresas que desejam aumentar sua presença na internet”, diz Angélica Chaves. Entre os principais benefícios, pode-se destacar:

– Aumento da visibilidade: as empresas conseguem aumentar sua visibilidade na internet  o que leva o alcance de um público maior;

– Segmentação de público: as plataformas de gestão de tráfego pago permitem a segmentação de acordo com diversos critérios, como idade, sexo, localização geográfica, interesses, entregando assim os anúncios para pessoas com maior probabilidade de compra ou adesão de serviço;

– Métricas precisas e em tempo real: As plataformas de gestão de tráfego pago oferecem diversas métricas que permitem o acompanhamento e a opção de fazer ajustes para melhorar os resultados;

– Retorno sobre investimento ou ROI: o retorno pode ser mais rápido do que outros canais de publicidade offline.

O artesão e proprietário da marca Seu Espaço Místico, Adriaan Zanetti, diz que o tráfego pago é de grande importância para as vendas em seu e-commerce. “Através do tráfego pago é possível alcançar um público maior, mais segmentado e que tenha maior afinidade com meus produtos”, diz Adriaan. 

Já a estomaterapeuta Micheline Sarquis, especialista no tratamento de feridas crônicas em Belo Horizonte, também utilizadora das plataformas de anúncios online, aponta que a internet é uma grande aliada para o desenvolvimento do seu negócio, em especial, quando trabalha com o tráfego pago.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm Forekast, em 2022, a venda on-line teve estimativa de faturamento de R$ 169,59 bilhões. A perspectiva para este ano é de superar esse número e chegar a R$ 185,7 bilhões. Ainda sobre tendências para 2023, o portal Exame.com mostra que os lojistas pretendem expandir ainda mais a estratégia dos negócios virtuais em 2023: a pesquisa indica que 64% dos empreendedores pretendem aprender mais sobre estratégias de e-commerce; 41% querem ampliar canais de divulgação; e 35,5% desejam expandir seu portfólio de produtos.

Sendo assim, é possível ver que o trabalho de tráfego pago realizado nas plataformas digitais vem atuando cada vez mais como uma forma de atrair e prospectar clientes através do meio online, auxiliando de forma direta as marcas e empresas, sejam elas pequenas, médias, ou grandes, a estarem presentes e se estabelecerem no universo digital.