Cittamobi é credenciado em São José dos Campos
Cittamobi é credenciado em São José dos Campos

O Cittamobi, aplicativo nacional de mobilidade urbana, amplia sua atuação no Brasil pelo Estado de São Paulo. Em maio, começa a operar no município de São José dos Campos, localizado a 100 quilômetros da capital paulista, e a primeira Cidade Inteligente do Brasil certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Com 730 mil habitantes, São José dos Campos tem o deslocamento por ônibus como principal modal de transporte público para a população. Assim, o Cittamobi irá indicar, em tempo real,

Primeira cidade inteligente no Brasil

A chegada do Cittamobi a São José dos Campos fortalece ainda mais o perfil tecnológico dos serviços oferecidos pelo município, certificado em março de 2022 como a primeira Cidade Inteligente do Brasil. 

A certificação valida as boas práticas de gestão executadas pelo município e que colaboram diretamente com a qualidade de vida da população. Além, é claro, de destacar a aplicação de soluções tecnológicas.

A certificação foi concedida pela ABNT com base em três normas internacionais NBR ISO (37120, 37122 e 37123) regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Apenas 79 cidades no mundo possuem a certificação de Cidade Inteligente. E, segundo a Prefeitura de São José dos Campos, o processo foi rigoroso e levou em consideração 276 indicadores contidos nas três normas em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis.

Como destaque, alguns projetos inovadores desenvolvidos na cidade. Os principais foram a Linha Verde, corredor sustentável com a utilização de ônibus 100% elétricos, novo sistema de estacionamento rotativo; semáforos inteligentes; Centro de Segurança e Inteligência (CSI) – considerado o melhor projeto de segurança do país -; além do sistema de coleta de resíduos e de tratamento de esgoto; e a cobertura de 100% da área urbana e rural com lâmpadas de LED.

Como funciona o Cittamobi

O aplicativo Cittamobi informa dois tipos de previsão do transporte público: a chegada dos veículos em tempo real e estimado.

A previsão é repassada em tempo real através das informações do GPS (Sistema de Posicionamento Global) instalado nos coletivos. Identificando sua localização exata, o Cittamobi calcula precisamente em quanto tempo o ônibus chegará até o ponto de embarque onde está o usuário.

É claro que algumas situações externas podem influenciar a previsão em tempo real. Por isso, quando o dado da operação não chega em tempo real, o Cittamobi indica o problema por símbolos e cores da conexão com o GPS instalado no veículo. 

Sabendo a localização exata do ônibus, o tempo de chegada até o ponto de parada é calculado. Caso o coletivo não tenha GPS, o app dá uma estimativa do horário de chegada, que é calculada pelas próprias empresas de ônibus com base no percurso.

Como consultar a previsão de chegada dos ônibus

  1. Na tela do mapa, clique no ponto de ônibus desejado.
  2. Uma tela com os próximos ônibus a passar nesse ponto vai abrir. Nela, é possível ver o número, o destino da linha e a previsão do horário de chegada em tempo real ou uma estimativa de previsão.
  3. Selecione a linha de interesse.
  4. Veja quanto tempo falta para o ônibus chegar.
  5. Selecione a linha para ver também os próximos ônibus e/ou programar a viagem, ativando o aviso de desembarque para não perder o ponto final.

Outros serviços e opções de uso do Cittamobi neste link.

Cittamobi: acessibilidade também em operação 

A entrada do aplicativo Cittamobi nas cidades de Palmas e São José dos Campos também levará facilidades de mobilidade urbana para pessoas com deficiência visual. É o Cittamobi Acessibilidade.

Autonomia na palma da mão 

Com o Cittamobi Acessibilidade, os desafios de mobilidade das pessoas cegas diminuem. Pelo app é possível usar o transporte público com facilidade, recebendo informações em tempo real que ajudam na autonomia do deslocamento.

Saber o horário de chegada do ônibus, o melhor percurso a fazer e o ponto correto para embarque e desembarque são dificuldades que fazem parte da rotina das pessoas com deficiência visual. Desafios que podem ser vencidos pelo Cittamobi Acessibilidade.

Modernização e novos recursos no Cittamobi Acessibilidade

O Cittamobi Acessibilidade existe desde 2014, mas recebeu uma modernização e ampliação de serviços disponíveis para potencializar ainda mais a autonomia dos deficientes visuais. 

Atualmente, o aplicativo conta com previsão em tempo real, aviso de chegada ao ponto destino, ambientação do usuário ao longo do trajeto, roteirizador e a possibilidade de criação de pontos de referências personalizados. Todas essas funções são ativadas por comandos de voz e possuem o suporte de uma assistente virtual.

A nova versão é mais avançada e aperfeiçoada, tendo as seguintes funções:

→ Nome para a assistente de voz;

→ Pontos de referência para facilitar auto localização;

→ Rotas pré-determinadas: ir ao trabalho, ir ao médico;

→ Seus locais (casa, trabalho) definido por voz.

Voiceover é destaque

O principal diferencial da versão acessível para o Cittamobi tradicional é o VoiceOver, comando de voz que informa, em tempo real, as linhas de ônibus que estão se aproximando do ponto de parada escolhido pelo usuário.

O mesmo recurso também permite que o ambiente ao longo do percurso do ônibus seja descrito, o que ajuda o deficiente visual a perceber melhor a cidade. Essa descrição, entretanto, precisa ser adicionada pelo usuário, que poderá indicar pontos turísticos, igrejas, além estabelecimentos que o ajudem a se localizar na rota.