Construção Civil: problemas no gerenciamento de obras que podem ser evitados
Construção Civil: problemas no gerenciamento de obras que podem ser evitados

O segmento de construção civil já está há três anos consecutivos com uma expansão acima da economia nacional e para 2023 a perspectiva continua positiva, com previsão de crescimento de 2,5% ao longo do ano, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Esse crescimento é impulsionado principalmente pela expectativa de construção de residências e reformas de casas ao longo do ano.

Entretanto, por ser um empreendimento complexo, que envolve muitas etapas, tirar um projeto do papel e torná-lo realidade não é uma tarefa fácil. É necessário realizar um orçamento adequado, contratar mão de obra qualificada, administrar corretamente o tempo, gerenciar o desperdício de materiais, lidar com as mudanças climáticas, entre outros desafios.

Para evitar problemas e falhas ao longo do processo de construção, o engenheiro Paulo Chueire, diretor da franquia de construtora JMCHUEIRE, explica como realizar um planejamento e administração de obra adequada.

1. Manter uma comunicação aberta com a equipe

A comunicação é a chave para evitar erros. A equipe envolvida na obra deve trabalhar de forma coordenada para evitar que ocorram contratempos. Infelizmente, se ocorrer algum, todos devem ser notificados instantaneamente. Como até mesmo o menor dos erros pode causar um efeito dominó, se eles forem mantidos em sigilo, isso pode ser prejudicial para todo o projeto.

2. Implementar ferramentas de automação de processos

Quanto mais pessoas envolvidas em um projeto, maiores as chances de erros. No entanto, com a tecnologia certa, as operações e a comunicação podem ser otimizadas para garantir que erros dispendiosos não ocorram. Através da automação de certas tarefas, os erros humanos podem ser neutralizados ou minimizados com eficácia.

Processos como cálculo de orçamento, de gestão de tempo em cada etapa, revisões e alterações no projeto, entre outras possibilidades podem ser feitas por uma plataforma especializada, dando aos funcionários mais tempo para se concentrarem em outras tarefas mais importantes que exigem sua experiência.

3. Utilizar materiais de qualidade na construção

É de vital importância dar atenção a qualidade dos produtos utilizados em uma obra. Um método que ajuda a alcançar o controle de qualidade adequado é a padronização. Ao padronizar todas as etapas de um projeto de construção, incluindo modelos de projeto, fluxos de trabalho e sistemas de comunicação sistematizados, é possível obter maior controle de qualidade. Além disso, a padronização também unifica processos, trazendo redução de erros construtivos e de custos.

“Quando um projeto de construção falha, as causas principais geralmente são questões que não foram abordadas no início ou não foram gerenciadas adequadamente durante o projeto, resultando em atrasos no cronograma e estourando o orçamento. Os danos liquidados pelo não cumprimento das metas e prazos do contrato servem como a cereja do bolo de um projeto fracassado. Todo projeto pode ter problemas, e a maneira como gerenciam essas questões determina se a obra terminará com sucesso ou se cruzará a linha de chegada e será lembrado como um fracasso”, finalizou Paulo Chueire.