XIV Taça Yakult de Beisebol será nos próximos fins de semana em Ibiúna
XIV Taça Yakult de Beisebol será nos próximos fins de semana em Ibiúna

A Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) realiza, no próximo fim de semana – dias 18 e 19 de fevereiro –, a XIV Taça Yakult Inter Clubes Infantil (com jogadores de 11/12 anos de idade). As equipes da categoria Pré-Júnior (13/14 anos) se enfrentarão nos dias 25 e 26 de fevereiro. Os jogos serão realizados a partir das 8h no Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult, localizado em Ibiúna, interior de São Paulo. As duas competições, que abrem o calendário oficial da CBBS, reunirão aproximadamente 600 atletas de times dos estados de São Paulo e Paraná.

No Infantil, estão confirmadas 14 equipes: Atibaia, Bastos, Cooper Clube, Gigante, Indaiatuba, Londrina, Marília, Maringá, Mogi das Cruzes, Nikkei Curitiba, Nova Esperança, Nippon Blue Jays, Pinheiros e Presidente Prudente. Os times serão divididos em dois grupos de quatro equipes e dois grupos de três equipes. Os campeões de cada grupo farão a semifinal e a final no domingo nos campos 3, 4, 5 e 2 do CT/Academia. 

No Pré-Júnior, estão confirmadas 14 equipes: Atibaia, Bastos, Cooper Clube, Gecebs, Gigante, Indaiatuba, Londrina, Marília, Maringá, Nikkei Curitiba, Nippon Blue Jays, Pinheiros, Presidente Prudente e Tozan. As equipes serão divididas em dois grupos de quatro equipes e dois grupos de três equipes. Os campeões de cada grupo também farão as semifinais e a final no domingo nos campos 2 e 3 e no campo da CCI Ibiúna, no centro de Ibiúna.

O principal objetivo da CBBS com a Taça Yakult de Beisebol é incentivar o desenvolvimento das categorias de base e incentivar os atletas, que serão observados pelo Departamento Técnico da Confederação com objetivo de avaliar possíveis talentos para as competições internacionais. “Escolhemos as categorias Infantil e Pré-Júnior para esse início de competições porque são as que mais precisam de incentivo para desenvolver a base do beisebol no Brasil”, informa o responsável pelo Departamento Técnico da CBBS, Ricardo Iguchi.

Sucesso
Em 20 de janeiro, o atleta Sann Omosako, da Academia CBBS/Yakult, assinou seu primeiro contrato profissional com o Toronto Blue Jays. O jovem arremessador de 16 anos, formado na equipe Cooper, já treinava na Academia em Ibiúna há cerca de quatro anos. Sann é o terceiro dos irmãos Omosako a assinar com uma franquia norte-americana: em 2018, Gunn foi o primeiro a assinar com o Seattle Mariners e, em 2021, foi a vez de Kinn assinar com os Los Angeles Dodgers.

Além disso, dois atletas que já treinam em Ibiúna foram selecionados para participar do Showcase International realizado pela Major League Baseball (MLB) em Santo Domingo, na República Dominicana, de 4 a 7 de fevereiro. Os arremessadores Murilo Martins, da equipe Bastos – atuando pelo Nippon Blue Jays – e Mathias Sato Santos, de Atibaia, ambos de 16 anos, foram os representantes brasileiros no Showcase.

O presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, afirma que a parceria com a CBBS tem ajudado a proporcionar aos jovens praticantes do beisebol a oportunidade de gostarem ainda mais do esporte e de se profissionalizarem na área. “O esporte é muito importante para a formação de crianças e jovens, e o fato de alguns dos atletas do CT/Academia Yakult assinarem contratos com grandes times, especialmente dos Estados Unidos e do Japão, nos dá a certeza de que estamos colaborando realmente para que tenham uma carreira promissora no esporte”, argumenta.

Academia da Yakult
Tradicional apoiadora de beisebol no Japão, onde mantém um time profissional – Tokyo Yakult Swallows –, a Yakult investe neste esporte no Brasil desde 1999. O objetivo da empresa é estimular o gosto pelo beisebol em crianças e jovens brasileiros. O Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult possui 226 mil m2 de área total. Considerado o melhor estádio de beisebol da América Latina, comporta 3 mil pessoas e possui três campos oficiais, salas de musculação, de fisioterapia e de treinamentos, piscina, quadras poliesportivas e estacionamento para mil carros.

Desde janeiro de 2017, o Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult é a sede da Academia MLB Brasil, em uma iniciativa conjunta da CBBS e da Major League Baseball (MLB), principal liga profissional de beisebol dos Estados Unidos. A Academia iniciou 2023 com 42 atletas (Acadêmicos), incluindo 16 novatos, representando seis estados (São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais).

Neste ano, a CBBS vai realizar 33 campeonatos de beisebol nacionais e participar de seis internacionais, que vão das categorias de base (9-10 anos) até adulto sênior (18 anos para cima). Além disso, serão realizados outros campeonatos, inclusive Veteranos – de 30 a 70 anos de idade.

SERVIÇO

Etapa Infantil
Datas e horários – 18 e 19 de fevereiro – a partir das 8h

Etapa Pré-Júnior
Datas e horários – 25 e 26 de fevereiro – a partir das 8h

Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult
Local – Rodovia Bunjiro Nakao, km 58,5 – Ibiúna – São Paulo

Entrada franca