Estudantes de escolas públicas de BH participam do Dia Mundial do Scratch
Estudantes de escolas públicas de BH participam do Dia Mundial do Scratch

Estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte vão participar do Dia Mundial do Scratch no sábado, dia 13 de maio. A partir do contato com a ferramenta de programação, os participantes serão incentivados a criar animações, jogos e narrativas interativas para desenvolver habilidades, resolver problemas e expressar sentimentos por meio da programação em blocos.

Anualmente, as pessoas da comunidade criativa do Scratch organizam eventos em escolas, espaços não formais de ensino ou qualquer outro ambiente para apoiar e incentivar a comunidade da aprendizagem criativa, além de promover oportunidades de trocas de conhecimento e compartilhamentos de projetos. A Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec), que faz parte da Scratch Education Collaborative (SEC), rede global das organizações que utilizam a ferramenta, vai promover um encontro especial para o Dia do Scratch na capital mineira. 

Os participantes dos projetos Garotas Applicadas e Liga da Robótica, desenvolvidos pela Avec, terão diversas experiências com a ferramenta Scratch, sendo incentivados a imaginar e criar ideias e projetos a partir das atividades propostas. Entre as dinâmicas, uma oficina de Stop Motion, para produzir e fotografar uma história relacionada a algum esporte com massinha de modelar, e uma competição de sumô entre robôs, na qual os participantes serão desafiados a projetar e construir com peças Lego um robô que tenha a melhor estratégia e desempenho para vencer o duelo.

O encontro contará com a presença da Trincabotz, equipe de robótica aplicada à competição do Cefet-MG, que fará uma apresentação dos robôs de competição que desenvolvem e programam, e dos alunos de uma escola pública de Ribeirão das Neves, que irão com um professor de educação física para expor e propor um jogo desenvolvido por eles. Além disso, as participantes do Garotas Applicadas terão um momento de roda de conversa com mulheres pretas que estão no mercado de trabalho da tecnologia. O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a participação das mulheres nas áreas de ciências e tecnologia e uma troca de experiências.

De acordo com a presidente da Avec, Carmelita Vidigal, ”além de ser uma data que incentiva, valoriza e reforça a atuação da comunidade do Scratch, será mais uma oportunidade de os participantes do Garotas Applicadas e da Liga da Robótica criarem soluções para problemas e testarem as habilidades desenvolvidas nos respectivos projetos, além de escutarem experiências e aprendizados de especialistas da área de tecnologia”. Ela conta que, com a parceria do Centro Universitário Una, serão disponibilizados laboratórios de informática e espaços físicos do campus Aimorés da universidade para a execução das atividades no Dia do Scratch.