Companhia Delas lança a Websérie “Pergunte à Cientista!”
Companhia Delas lança a Websérie “Pergunte à Cientista!”

E se, quando crianças, pudéssemos perguntar o que quiséssemos a uma cientista? Dividida em 5 episódios, a Websérie “Pergunte à Cientista!” conta histórias sobre Paleontologia, Astrobiologia, Física Espacial, Matemática e Zoologia pelos olhos curiosos e desbravadores das crianças.

A fim de levar informação, entretenimento e arte para o público, a Companhia Delas vem desenvolvendo uma pesquisa que une teatro, ciência e histórias de vida. Essa pesquisa deu origem à trilogia “Mulheres e Ciência”, que já resultou na produção e estreia de dois espetáculos (“Mary e os Monstros Marinhos”  e “Maria e os Insetos”) e a partir de 2020, a Companhia produziu quatro webséries: “Maria e os Insetos” (2020), “Mary e os Monstros Marinhos”, “Olho Mágico” (2020 e 2021) e agora “Pergunte à Cientista!”. 

“A pesquisa do grupo acerca de mulheres e ciência, que até agora rendeu belos e deliciosos frutos, parte de lindas histórias de vida e aposta na curiosidade que toda criança tem de buscar entender o mundo. Essa é a maneira que a Companhia Delas encontrou para levar informação, entretenimento e arte para todos”, compartilha Thaís Medeiros, diretora do projeto.

A terceira websérie da trilogia tem como foco a valorização de histórias de mulheres e da ciência, bem como a aproximação de temas científicos ao universo da criança que é, por natureza, curiosa. Os episódios retratam histórias de mulheres corajosas e inteligentes a fim de quebrar as barreiras de gênero e construir novos modelos para a infância, mostrando que mulheres podem ocupar cargos importantes na ciência ou em qualquer área que desejarem contribuir. 

O projeto sem fins lucrativos, que contou com o apoio de empresas como  ASW, SARABAND e ISAY WEINFELD ARQUITETURA E URBANISMO LTDA, via PROMAC (lei de incentivo), busca atingir crianças do centro e da periferia, com o intuito de descentralizar e levar informação para todos. Foi desse desejo que partiu a ideia de criar a Websérie no YouTube, no Canal da Companhia. Além disso, os vídeos incluem tradução em libras. “Acreditamos especialmente ser de extrema importância para a sociedade brasileira a valorização da cultura e da ciência junto ao público infanto-juvenil”, compartilha Thaís. 

Na inauguração do projeto, no dia 21 de março, a companhia fará projeções seguidas de bate papo presenciais na Biblioteca Érico Veríssimo (21/3 às 10h), Biblioteca Padre Anchieta (21/3 às 14h), Biblioteca Gilberto Freyre (23/3 às 10h), Centro Cultural Grajaú (24/3), Biblioteca José Mauro de Vasconcelos (30/3 às 14h30). No YouTube, os episódios da websérie serão lançados todas às segundas-feiras de abril e ficarão disponíveis por tempo indeterminado. 

Companhia Delas é um grupo de pesquisa e produção teatral formado por cinco atrizes. Desde 2001, ano de fundação do grupo, foram criados doze espetáculos, que já ganharam vários prêmios da APCA, reconhecida como a mais tradicional premiação brasileira na área de cultura. Somadas, as peças já foram assistidas por mais de 100 mil pessoas.