A NTT Communications Corporation (NTT Com) e o Escritório Regional Hokuriku da NTT DOCOMO, INC. (DOCOMO), junto com a cidade de Kanazawa, comemoram a inauguração de um novo trecho da linha Hokuriku Shinkansen entre Kanazawa e Tsuruga, realizando eventos digitais em 16 de março sob o tema “Conexão”, um componente-chave do conceito de Rede Inovadora Ótica e Sem Fio (IOWN) do NTT Group.1

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240326806146/pt/

Scheme of live remote performance (Graphic: Business Wire)

Scheme of live remote performance (Graphic: Business Wire)

Os eventos incluíram uma apresentação remota ao vivo que conectou perfeitamente músicos em Kanazawa e Tóquio, a uma distância de cerca de 1.000 km, através da All-Photonics Network (APN). Para a conexão, a NTT Com forneceu seu Plano de Linha Locada APN desenvolvido pela IOWN2, que usou o cabo ótico mais longo já implantado em uma demonstração da IOWN e o primeiro a ser implantado na região japonesa de Hokuriku.

O evento reuniu a Orquestra Júnior de Jazz de Kanazawa JAZZ-21, composta sobretudo por estudantes de ensinos fundamental e médio que se apresentaram nas áreas afetadas pelo grande terremoto no leste do Japão e em vários festivais importantes ao redor do mundo, e a célebre violinista Mayu Kijima, vencedora de inúmeras concursos internacionais, incluindo o 1º Concurso Internacional de Violino Isaac Stern de Xangai em 2016, onde tocou com o violino Walner feito por Antonio Stradivari em 1699, emprestado pela Coleção Munetsugu.

A cidade de Kanazawa ofereceu o ambiente de demonstração e operou o local em sua área, e a NTT Com forneceu o equipamento de transmissão APN e o local em Tóquio. A NTT Com e a DOCOMO transmitiram o evento ao vivo na plataforma de metaverso de Kanazawa usando o sistema de transmissão de vídeo 5G da DOCOMO, possibilitando que os espectadores em seu lares desfrutassem do evento ao vivo em PCs, smartphones e tablets mediante a plataforma espacial virtual baseada em navegador DOOR.3 Além disto, a DOCOMO usou sua função Hide Mode 4 para permitir que mais pessoas do que o normal entrem na sala virtual. Esta foi a primeira vez no Japão que um espaço de metaverso aberto ao público foi utilizado para um evento musical.

Em outra demonstração, iluminação inteligente foi utilizada para permitir que os espectadores interagissem digitalmente com o famoso Portão Tsuzumi-mon de Kanazawa para influenciar sua iluminação na noite de 16 de março. Usando a comunicação 5G e a tecnologia IoT, os espectadores puderam alterar a iluminação selecionando entre oito padrões através de tablets colocados perto do portão. A manifestação, chamada “Conectando-se com o Portão Tsuzumi-mon”, permitiu que as pessoas fizessem uma conexão especial com o local icônico, inclusive para tirar fotos comemorativas.

Uma terceira manifestação comemorativa em 16 de março, chamada “Conectando-se com Outros Locais”, permitiu que os visitantes da Praça Subterrânea do Motenashi Dome, perto da Estação Kanazawa, vissem e vivenciassem cenas famosas ao longo da linha Hokuriku Shinkansen através de uma exibição de realidade virtual grande e angular sem o uso de óculos de proteção. Durante a demonstração, diversas pessoas desfrutaram simultaneamente de vídeos, imagens em 360° e espaços de metaverso, e até mesmo da experiência de sentar no banco do motorista de Shinkansen enquanto viajavam na linha Hokuriku Shinkansen recém-ampliada.

O grupo DOCOMO, em virtude de um contrato assinado com a cidade de Kanazawa e a West Japan Railway Company em 2019, está trabalhando para promover atrações locais utilizando 5G e outras tecnologias avançadas. Após o recente terramoto na Península de Noto, ocorrido em 1º de Janeiro, a DOCOMO intensificou seus esforços para trabalhar com a população da região de Hokuriku a fim de revitalizar a região e dar suporteàsua recuperação e reconstrução. No futuro, com base nas lições aprendidas no evento para comemorar a extensão da linha Hokuriku Shinkansen, a NTT Com e a DOCOMO estão empenhadas em agregar novo valor aos cidadãos e clientes de Kanazawa, incorporando novas tecnologias, incluindo o IOWN APN sempre que possível, a fim de promover a atratividade de Kanazawa e contribuir para revitalizar a região.

1 Conceito de infraestrutura de rede para criar uma sociedade enriquecida com uso de tecnologias óticas avançadas, etc. IOWN® é uma marca comercial da NTT Corporation. https://www.rd.ntt/e/iown/

2 A NTT Com começou a oferecer serviços de comunicação APN abrangendo províncias a partir de 1º de março para atender às necessidades dos clientes por infraestrutura de comunicação avançada.

3 A subsidiária da DOCOMO, NTT QONOQ INC. (https://www.nttqonoq.com/?lang=en) disponibiliza este serviço para realizar eventos e exibir conteúdos em espaços virtuais.

4 Embora 24 pessoas seja a capacidade normal recomendada de uma sala virtual, o Hide Mode é uma opção paga que permite a entrada de centenas de pessoas, com certas capacidades limitadas. Acesse https://door.ntt/web/faq/index.html.

Sobre a NTT Communications

A NTT Communications soluciona desafios tecnológicos mundiais, ajudando as empresas a usar soluções gerenciadas de infraestrutura de TI para superar a complexidade e riscos em seus ambientes de TI. Estas soluções são respaldas por nossa infraestrutura mundial, incluindo redes públicas e privadas de nível 1 líderes do setor, que alcançam mais de 190 países/regiões, as instalações de centrais de dados mais avançadas do mundo (mais de 500.000 m²) e tecnologias de ponta para nuvem, segurança e IA. Como principal provedor de serviços e soluções empresariais do grupo DOCOMO, agregamos valor ao proporcionar suporte em escala mundial para reestruturar o setor e a sociedade, novos estilos de trabalho e transformação digital em comunidades, ao aproveitar 5G, IoT e outras tecnologias sob a marca “docomo business”. Junto com a NTT Ltd., NTT Data e NTT DOCOMO, formamos o NTT Group.

www.ntt.com | Twitter@NTT Com | Facebook@NTT Com

Sobre a NTT DOCOMO

A NTT DOCOMO, operadora móvel líder do Japão, com mais de 89 milhões de assinaturas, é uma das principais contribuintes mundiais para tecnologias de rede móvel 3G, 4G e 5G. Além dos serviços essenciais de comunicações, a DOCOMO está desafiando novas fronteiras em cooperação com um número crescente de instituições (parceiros “+d”), ao criar serviços de valor agregado promissores e convenientes que mudam o modo como as pessoas vivem e trabalham. Sob um plano de médio prazo para 2020 e mais além, a DOCOMO é pioneira em uma rede 5G de ponta para facilitar serviços inovadores que irão surpreender e inspirar os clientes além de suas expectativas.

https://www.docomo.ne.jp/english/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informação

Escritório de Relações Públicas

NTT Communications Corporation

Tel.: +81(0)3-6700-4010

E-mail: pr-cp@ntt.com

Escritório Regional Hokuriku

NTT DOCOMO, INC.

Tel.: +81(0)76-225-2080

Fonte: BUSINESS WIRE