Cerca de 43 funcionários da Irizar do Brasil, fabricante de ônibus de rodoviário e equipamentos de transportes, com fábrica em Botucatu, ficarão em isolamento preventivo contra o Covid-19. A sede mundial da Irizar fica na Espanha.
A informação foi divulgada pelo prefeito Mário Pardini na manhã de hoje (16) em entrevista na Rádio Clube FM. Os funcionários da unidade de Botucatu estavam na Espanha e estão retornando nesta semana.
Ao todo são 43 funcionários, sendo 31 de Botucatu e os demais de cidades da região, principalmente São Manuel, entre outras. Segundo chefe do executivo de Botucatu, não há relatos de pessoas doentes na equipe de trabalhadores.
Além disso, salientou o prefeito, a região Basca, no Norte da Europa, em território Espanhol, não teve casos da doença, embora o país seja o segundo em casos da doença no Continente.
“Tivemos uma reunião com a direção da Irizar, visando estabelecer protocolo de isolamento social dos funcionários que estão voltando da Espanha. A empresa está recebendo, por medidas de segurança, 43 funcionários da região do País Basco, onde fica a sede da empresa na Espanha. Os 31 de Botucatu já estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde e pela empresa”, disse Pardini.
Todos os funcionários de Botucatu e cidades da região, administrativamente na Irizar do Brasil, foram colocados em regime de férias para o isolamento social, para identificar eventual contágio do coronavírus. Apesar de ficarem 30 dias em férias o isolamento determinado será de 14 dias.
A empresa está realizando contato com os funcionários regularmente por telefone, para que não haja riscos.