Fachada da Irizar do Brasil, em Botucatu.

Os funcionários da Irizar do Brasil, fabricante de ônibus rodoviário, concordaram em reduzir salários e jornada de trabalho, em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, no Distrito Industrial, na Rodovia Marechal Rondon. Foram 376 a favor e 1 em branco. Não houve nenhum voto contra a proposta da empresa.

Após a reunião com explanação da proposta ocorreu a votação, que, após a apuração, registrou 376 votantes. Deste total, 375 pessoas votaram ‘sim’ para a redução, 1 pessoa votou em branco e nenhuma pessoa votou ‘não’ para a proposta. A Redução de Jornada foi aprovada por 99,7% dos funcionários da Irizar Brasil.

A proposta consiste na redução de 40% da jornada de trabalho, cujo início ocorre na próxima segunda-feira e deve ser mantida até o mês de julho, quando novas medidas poderão ser discutidas.

Mesmo com a redução de 40% da jornada de trabalho, a redução salarial será menor. Os funcionários que trabalham na linha de produção e que estão no teto salarial, por exemplo, terão uma redução salarial de 22,7%. Isso será possível porque a Irizar utilizará os incentivos do Governo, através dos quais é paga a porcentagem de 25% sobre o seguro-desemprego e que deve ser aplicada durante a crise.

Ainda durante a assembleia, a Irizar também se comprometeu a tentar negociar prazos maiores para o pagamento de empréstimos consignados para os funcionários que os possuem, justamente com o intuito de evitar preocupações financeiras na atual circunstância.