O Diário Oficial do Estado publicou decreto do Governador Geraldo Alckmin, denominando de “Professor Manoel Patrício do Nascimento”, a Escola Estadual do Parque 24 de Maio, em Botucatu.
“Uma homenagem mais que merecida a esse saudoso educador que nos deixou em 2011”, escreveu o ex-prefeito e atual presidente da Fundação para o Desenvolvimento Escolar, João Cury Neto, no facebook.
Seguido por mais de 25 mil pessoas, o dirigente da FDE ressaltou a carreira do professor Patrício, no ensino e na política municipal, sendo um dos primeiros vereadores do PSDB de Botucatu, em 1992.
“Professor Patrício dedicou sua vida à educação. Construiu uma carreira de sucesso atuando como professor, diretor de escola, supervisor, delegado de ensino, diretor e secretário de educação. Por 25 anos presidiu o Centro do Professorado Paulista (CPP).”
“Vocacionado e sempre disposto a servir foi eleito vereador pelo PSDB, em 1992. Na política atuou com a mesma seriedade e competência que sempre marcaram sua trajetória profissional”.
O decreto denominando a escola do 24 de Maio como Manoel Patrício, foi sugestão de João Cury, quando era prefeito de Botucatu. O projeto começou a tramitar na Assembleia em 2012.
“Quando prefeito, em atendimento a um merecido anseio da comunidade, demos encaminhamento junto à Assembleia Legislativa de São Paulo a esse merecido reconhecimento, que marcará para sempre a atuação de uma figura humana extraordinária que dedicou sua vida à educação e deixou saudades.”

 

QUEM FOI MANOEL PATRÍCIO?

Manoel Patrício do Nascimento, nasceu em 30 de outubro de 1932. Ele estudou o primário no Distrito do Lobo, em Itatinga, e o curso de formação profissional de professores, em Avaré.
Era formado também em técnico de mecânica de maquinas e licenciou-se em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras de Avaré.
Atuou também como líder dos professores, como presidente do Centro do Professorado Paulista, por 25 anos. Patricio deu aulas em Botucatu, Ipaussu, Tietê e Areiópolis.
Manoel Patricio foi ainda docente de Pedagogia na Unifac, Dirigente Regional de Ensino em Botucatu e Secretário de Educação em Bofete. Em Botucatu foi vereador do PSDB eleito em 1992.