O idoso Francisco José dos Santos, de 80 anos, diagnosticado com Alzheimer e desaparecido desde terça-feira (25), foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (1º) em uma área rural de Pardinho. Ele havia sido visto pela última vez após sair de uma consulta odontológica em Botucatu.

Segundo a Polícia Civil, o corpo foi localizado em uma área com água e não apresentava sinais aparentes de violência. O idoso estava sem roupa, circunstância que será analisada pela perícia. A hipótese inicial é de que a morte tenha ocorrido há vários dias, mas somente os exames do Instituto Médico Legal (IML) poderão determinar a causa.

Últimos passos conhecidos

Francisco esteve em Botucatu no dia 25 de novembro para uma consulta odontológica e foi visto pela última vez na Avenida Dom Lúcio. Por volta das 17h, telefonou para a esposa informando que retornaria para Tatuí, onde morava, mas não chegou ao destino.

No sábado (29), o carro dele — um Volkswagen T-Cross cinza — foi encontrado trancado em meio a uma plantação de soja na zona rural de Pardinho, sem sinais de arrombamento ou violência e com um pneu traseiro furado. Próximo ao veículo, a polícia encontrou um pé de tênis que poderia ser do idoso. O carro, o calçado e um celular foram recolhidos para perícia.

Desde o início das buscas, a principal linha de investigação era de que Francisco pudesse ter se desorientado após sair do carro, devido ao Alzheimer.

Investigação continua

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte e aguarda os laudos periciais para esclarecer o que ocorreu entre a saída do idoso de Botucatu e o momento em que foi encontrado. A área onde o corpo estava foi periciada e todos os objetos recolhidos seguirão para análise técnica.