O diretor superintendente do Hospital das Clinicas de Botucatu, André Balbi, divulgou comunicado negando o fechamento do Hospital Estadual, na região do CAIS – Cantídio de Moura Campos. Comentários sobre o fechamento surgiram na quarta-feira,28,após uma reunião com o corpo clinico da unidade.
Segundo as explicações do Superintendente, no final do ano, os procedimentos clinicos e hospitalares na unidade diminuem e devido a isso, como ocorrido recentemente, o atendimento será suspenso entre os dias 14 de dezembro e 11 de fevereiro.
AS cirurgias eletivas estarão suspensas, mas o atendimento aos pacientes com tratamento com canceres serão mantidos e só terão interrupção no Natal e Ano novo.
A nota não informa qual procedimento será dado aos servidores da unidade. O Hospital Estadual atende pacientes com complicações de saúde secundárias, assim como cirurgias menos complicadas.
CONFIRA A NOTA À IMPRENSA
Em função de notícias veiculadas sobre o possível fechamento do Hospital Estadual Botucatu (HEBo), – particularmente de sua maternidade -, a Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) esclarece:
O Hospital Estadual tem se mantido como prioridade para as gestões da autarquia HCFMB, por se tratar de um equipamento estratégico, que associa qualidade e eficiência na resposta à demanda por atendimento de saúde em nível secundário.
Tradicionalmente, ao final de cada ano, o HEBo trabalha em regime de recesso. Neste período, o movimento do hospital diminui consideravelmente, a partir da retração das atividades não essenciais. Do mesmo modo, apesar do histórico ainda muito recente, os registros referentes a 2019 apontam para uma baixa taxa de ocupação da maternidade nesta época do ano.
Na última quarta-feira (28), em reunião da direção do hospital com membros do corpo clínico, foram anunciadas as datas do recesso de fim de ano. As unidades de internação e o centro cirúrgico terão atendimento interrompido no período de 14 de dezembro de 2020 a 01 de fevereiro de 2021. As cirurgias ambulatoriais estarão suspensas de 14 de dezembro de 2020 a 11 de janeiro de 2021. O Ambulatório de Oncologia funcionará de forma contínua, não havendo atendimento apenas nos feriados de Natal e Ano Novo.
É de conhecimento público que desde março de 2020, o enfrentamento à pandemia do novo coronavirus tem gerado um grande custo financeiro, tanto para o Complexo HCFMB como para a Secretaria de Estado da Saúde. Entretanto, os motivos para adoção do recesso não se relacionam com a necessidade de aporte de mais verbas para o HC, tão pouco se configura como prenúncio do fechamento de qualquer serviço ou unidade. Trata-se de uma medida administrativa rotineira, que visa a manutenção do atendimento de qualidade prestado pelo hospital.
Portanto, não procede a informação de que o hospital e a maternidade serão fechados definitivamente a partir de janeiro de 2021. Estamos, sim, buscando alternativas para garantir que o HEBo amplie o volume de atendimentos e, de forma permanente, mantenha os padrões de excelência na assistência prestada aos pacientes, adaptado às condições econômicas adversas resultantes da retração econômica provocada pela pandemia.