No último domingo (16), cerca de 66 mil botucatuenses participaram da vacinação em massa com a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca na cidade, que utilizou a estrutura das eleições do ano passado e 2,5 mil voluntários para realizar as aplicações.

Hoje (19), chegou a vez dos alunos regularmente matriculados no Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IB), que foram convocados via e-mail para receber a primeira dose no piso térreo da Central de Aulas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Os alunos deveriam portar documento com foto e um questionário, que foi enviado no e-mail dos estudantes, preenchido e assinado, além de já ter completado o cadastro no portal Vacina Já.

Desde as 7h30, a vacinação começou com os alunos da FMB e seguirá ao longo do dia com a imunização também dos alunos da FMVZ e FCA no período da tarde.

“Houve o cuidado de separar os estudantes por horários justamente para evitar aglomeração. Essa vacinação está dentro da perspectiva do projeto de pesquisa vinculado à Astrazeneca/Oxford. Essa possibilidade de imunização pretende verificar a efetividade da vacina na vida real, já que os estudantes circulam na cidade e, logo, estarão usufruindo dessa imunização, como a população que é natural de Botucatu. Com a imunização dos estudantes, a expectativa é também encontrar resultados efetivos para a pesquisa produzida pela Unesp. Esperamos ver todo o país imunizado o mais rápido possível”, comenta o diretor do IB, professor Luiz Fernando Rolim.

 

Satisfação dos estudantes

“Acho que a primeira coisa relevante em tudo isso é o privilégio que a gente sente quando a ciência consegue conquistar coisas assim para a população. Por exemplo, na minha cidade natal, nem a minha mãe foi vacinada ainda. Surreal a rapidez com que a vacinação em massa está alcançando a cidade. Com certeza, devemos tudo à ciência e às pessoas que se disponibilizaram a trabalhar no local e garantir que tudo aconteça do melhor jeito possível”, conta Victória Raposo, aluna de Física Médica do IB.

Jonathan Ternes, também aluno de Física Médica, diz ser privilégio fazer parte da Unesp e ser recompensado de várias formas, inclusive com a vacina. “Só tenho muita gratidão por isso, porque mostra o poder da ciência e do SUS, que elevam a saúde do povo brasileiro. A vacinação foi muito bem organizada, tudo planejado e de uma forma muito rápida. Foi ótimo também porque foi uma oportunidade de reencontrar os nossos amigos, por mais que tenha sido por um período prévio, foi muito bom. Muita gratidão!”, salienta.

 

Por Rhaida Bavia | ACI do IBB/Unesp