Mário Pardini, prefeito e André Spadaro, Secretário da Saúde

CONFIRA AS MUDANÇAS ANUNCIADAS PELA GESTÃO MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Saúde, anunciou um pacote de medidas de atendimento que tem o objetivo de agilizar e trazer maior eficiência à população, principalmente nos casos de urgência e emergência nos prontos- socorros municipais. O anúncio foi feito pelo secretário André Spadaro e pelo prefeito Mário Pardini, nesta quarta-feira.

André Spadaro anunciou investimentos e mudanças de procedimentos nos atendimentos de urgência e emergência na cidade |Fotos Divulgação Prefeitura Municipal|

Entre as principais mudanças, destaque para a abertura do Posto de Saúde da Vila São Benedito (CECAP) e Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores nos períodos das 18 às 22 horas.

Os dois equipamentos servirão de suporte para os prontos-socorros Adulto e Pediátrico, respectivamente, a fim de receber os casos de menor gravidade, desafogando assim o atendimento nos PS.

O encaminhamento de pacientes as duas unidades de saúde básica será realizado após triagem nos prontos-socorros.

 

 

 


O QUE MUDOU?

Agente de medicamentos:
Um funcionário será responsável pela conferência diária dos estoques de remédios nas unidades de saúde do município, de forma a evitar a falta de medicamentos nas farmácias dos postos.


PS Odontológico na Cohab I:
Mudança do Pronto Socorro Odontológico de Rubião Júnior para a Cohab I. O remanejamento será realizado devido à baixa demanda e dificuldades logísticas. O objetivo principal do PS Odontológico é atender os casos de urgências e emergências odontológicas das 18 às 21 horas.


Posto de Saúde da CECAP e Centro de Saúde Escola:
As duas Unidades Básicas de Saúde passarão a atender também no período noturno, das 18 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. Os dois servirão de suporte para os Prontos-Socorros Adulto e Pediátrico, a fim de receber os casos de menor gravidade (triados com as cores azul e verde segundo o Protocolo de Manchester), desafogando assim o atendimento nos PS. Os postos não servirão de porta de entrada para os pacientes inicialmente. O primeiro atendimento continua a ser oferecido pelos Prontos-Socorros.


Mais médicos nos PS:
O Pronto Socorro Pediátrico passa a contar com mais um médico Pediatra no horário de pico, através de remanejamento nas escalas.


Agentes de Humanização:
De forma a tornar o atendimento e os trâmites dentro dos Prontos-Socorros mais transparentes, a Secretaria de Saúde implantou um Agente de Humanização em cada Pronto Socorro, no período das 15 às 23 horas.


Monitoramento do fluxo de pacientes via celular:
Para o monitoramento mais ágil do atendimento nos Prontos-Socorros, o HC criou um aplicativo interno que transmite em tempo real o número de pacientes a serem atendidos nos locais, inclusive com acompanhamento pessoal de cada paciente, registrando o tempo de espera, acessível aos gestores.


Transporte de exames mais rápido entre PSP e HC:
Um veículo, transferido do gabinete para a secretaria de saúde, cuidará exclusivamente do transporte de exames entre o Pronto Socorro Pediátrico e o Hospital das Clínicas (responsável por realizar os exames). Essa medida tem o objetivo de agilizar o tempo entre coleta do exame e resultado. O veículo ficará disponível 24 horas por dia. Entre 7 e 0 hora, a cada 30 minutos, e entre 0 e 7, a cada uma hora.


Reforma Pronto Socorro Pediátrico:
Viabilizado por uma emenda parlamentar no valor de R$ 700 mil, o Pronto Socorro Pediátrico receberá novos consultórios, farmácia, vestiários para funcionários, infraestrutura elétrica e hidráulica. Além disso, será viabilizada a inauguração de uma enfermaria de pediatria, com 16 leitos, e que ampliará o trabalho de atenção secundária.


Nova unidade do SAMU:
A cidade receberá, através de mais uma emenda parlamentar no valor de R$ 180 mil, uma nova unidade para renovação da frota do SAMU.


Sala de Monitoramento:
A secretaria de Saúde contará agora com uma Sala de Monitoramento, para acompanhar alarmes e câmeras de segurança presentes em toda a rede da saúde, de forma a acompanhar fluxo e dinâmica de atendimentos.


Acréscimo no quadro de funcionários:
Contratação de 5 auxiliares de enfermagem, 13 agentes comunitários de saúde para cobertura de micro áreas e qualificação de equipes e 3 médicos do programa Mais Médicos.


Implantação de Ponto Eletrônico:
Todas as unidades de saúde do município contarão com o sistema de Ponto Eletrônico, a fim de assegurar o cumprimento da carga horária dos funcionários.

(da assessoria)